Buscar

Seguidores

Visitas



O mundo dos canhotos (ou não)

Aqui em casa tenho um filho destro e um canhoto. Sempre convivi com canhotos já que meu pai era e minha irmã é canhota e pude acompanhar as pequenas dificuldades do dia-a-dia.

Coisas que pra nós, destros, são tão comuns e pra eles exige um pouco mais de habilidade ou até mesmo paciência.
Eu tinha uma colega no colégio que era canhota, toda vez que sentávamos juntas, eu tinha que ficar do lado direito, senão nossos braços se batiam pra escrever! Hehehe...

Alguns casos:

TESOURAS
A maioria das tesouras são especificamente para destros. Muitas crianças canhotas têm dificuldade de usar tesouras comuns e pouca gente se dá conta que o problema está ali, na tesoura.
Essa foto abaixo é de uma tesoura feita para destros e canhotos, mas infelizmente são difíceis de achar.

COLHER TORTA
Dia desses fui comprar duas colheres tortas pros guris, quem disse que comprei?! Não tinha como, todas viravam pro lado esquerdo e eu precisava de uma de cada jeito, já que como disse acima, o Pedro é canhoto, portanto a colher deveria virar pro lado direito.


ABRIDOR DE LATA

Pegue o abridor de lata e, se for destro, tente se coordenar pra fazer o corte numa lata. É bem difícil, acredite!

Esse abaixo é específico para canhotos, mas tem o preço um tanto salgado.

Outros exemplos:

CARROS (Marcha do lado direito);
CARTEIRAS ESCOLARES (Apoio para os braços na maioria das vezes ao lado direito);
CADERNOS COM ESPIRAL (as mãos do canhoto sempre ficam em cima do espiral);
RÉGUAS (para traçar uma reta da esquerda pra direita, o canhoto precisa passar uma mão sobre a outra de uma forma um tanto chata);
CÂMERA FOTOGRÁFICA (o botão de disparo é sempre ao lado direito);
TECLADO NUMÉRICO E MOUSE (sempre posicionado do lado direito);
APONTADOR DE LÁPIS;
SACA-ROLHA;
BOTÕES DE CAMISA;
Entre outros.

Não sabe ainda se o seu filho é destro ou canhoto? Compilo abaixo algumas informações que podem te ajudar!


"A criança canhota


No mundo 90% da população é destra. Por isto, tesouras, abridores de lata, saca-rolhas, acessórios de computador, e até colheres tortas para bebês são feitas para a mão direita.



Segundo pesquisas, a chance de uma criança ser canhota é de 10% quando pai e mãe são destros, 20% quando ou o pai ou a mãe é canhoto e 26% quando ambos são canhotos. Ou a criança poderá se tornar canhota caso traga em seu código genético o mesmo gene de algum familiar canhoto – o avô, a avó ou até um parente distante.



Quando a criança é destra, sua dominância lateral será comandada predominantemente pelo hemisfério esquerdo do cérebro. Quando é canhota, o hemisfério direito responderá pela maior parte do seu controle motor. O hemisfério não-dominante, além de dar apoio ao dominante, exercerá as funções artísticas e aquelas ligadas à emoção, por exemplo. Mas, mesmo especializados em funções diferentes, eles operam em conjunto, trocando informações por meio de conexões nervosas.



A partir dos 2 anos, a criança já utiliza com mais freqüência uma das mãos para comer, pegar um brinquedo ou desenhar. Os pais costumam ver nessa escolha uma evidência de que o filho é destro ou canhoto e acabam por reforçar uma ou outra preferência, sem imaginar que podem estar influenciando as experiências.



Rosa de Fátima Gomes Mariano, psicóloga e proprietária da Creche Vira Virou (RJ) diz que a criança não pode ser limitada, ela precisa ter liberdade para testar qualquer uma das mãos. “ As atividades não devem ficar presas a instrumentos, como por exemplo, a tesoura, elas devem dar liberdade para que a criança utilize as duas mãos pintando ou picando papel”, diz ela.



Tabela facilitadora para entender as fases preferenciais no uso das mãos:

• do nascimento ao sétimo mês — uso indiferente das mãos;

• do sétimo ao décimo mês — clara preferência por uma das mãos;

• do décimo mês aos 2 anos — uso indiferente das mãos;
• aos 2 anos — manifesta preferência manual;
• de 2 a 6 anos — podem aparecer fases curtas de variação;
• a partir de 6 anos — a preferência está evidente.



Assim, como vimos, os pais e professores devem respeitar a característica da criança em utilizar a mão direita, esquerda ou ambas, para que isto não cause problemas futuros na aprendizagem."

Fonte: E-Family



Alguém que lê o blog passa por isso?! Tem dificuldade em outras coisas que eu não mencionei aqui?? Me conta pra eu já me preparar com o Pedro! :)

4 comentários:

  1. Por falar em canhoto, eu tinha um colega de faculdade destro mas o irmão dele era canhoto, ele sempre dizia que o irmão se achava especial por ser canhoto, tipo que todos os canhotos eram 'melhores' que os destros, muito louco e ele já era adulto, quando ele passou na USP então aí que ele se achava mesmo. Hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia..por favor gostaria de saber se as ganhadoras que ainda não haviam entrado em contato já o fizeram http://www.gentemiuda.blog.br/2013/05/resultado-do-sorteio-fun4kids.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. A tesoura é a coisa mais chata mesmo, meu irmão teve um problemão na escola pq a prof achava que ele tinha algum problema motor, até que eu peguei a tesoura que foi comprada para ele e vi qual era o problema. Mas o mouse pode ser invertido, é só alterar a configuração dele pra canhoto e passar pra esquerda do note/PC.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Sou canhota tbm...tem algumas coisas que se consegue adaptar. O mouse, por exemplo, eu consigo usar com as duas maos sem trocas os botoes.
    Sobre o abridor de latas, tive o sonho realizado quando ganhei um eletrico! Mas tenho um manual, que comprei por 25 reais. Vi em outras lojas por preços nessa faixa tbm.
    O meu manual é desse modelo aqui: http://fatimakubo.loja2.com.br/img/101883188b2796f5552071e7296f4049.jpg

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)