Buscar

Seguidores

Visitas



Espetáculo de Música para Crianças em Porto Alegre


Não sei na casa e na cidade de vocês como é, mas eu sempre incentivei muito os guris com música. Eles piram com instrumentos musicais, final de semana passado estávamos no parque e tive que ficar 15min esperando eles tocarem o violão de um rapaz que tava numa boa lá com os amigos.

Arquivo Pessoal
Gostaria que esse tipo de cultura fosse mais divulgada, pois as vezes os artistas e oficinas existem, mas são pouco divulgados.

O meu papel como blogueira também é esse, tornar publico esse tipo de arte!
Nesse próximo final de semana (dias 18 e 19 de Maio) será o último da temporada do ESPETÁCULO PITOCANDO. Ambos serão às 16h no Teatro de Câmara Tulio Piva no bairro Cidade Baixa. Nesta temporada terão as mini-oficinas Pitocando Cirandas, a partir das 15h15min, no saguão do teatro, coordenado pelas profs da Casa Elétrica.

Abaixo maiores informações que a própria organizadora me repassou pra informar vocês e uma coisa boa: pra quem for no espetáculo e disser que viu aqui no Gente Miuda, paga R$ 12 de ingresso. O valor normal é R$ 20. MAS DEVEM SE IDENTIFICAR NA ENTRADA.

A montagem
O espetáculo Pitocando propõe a apresentação, a interpretação e a transformação da música folclórica brasileira. Ele se diferencia por ter sido construído para crianças de 0 a 8 anos, e por estar relacionado ao Oficinas Pitocando que é um projeto de expressão artística que envolve as áreas de música, artes visuais e contação de histórias. As oficinas caminham paralelas ao espetáculo e estão sendo o material de estudo do grupo de pesquisa composto pelas profes/artistas da Casa Elétrica - esta equipe já está produzindo o segundo espetáculo para a pitocada.
A concepção do Pitocando também partiu de uma extensa pesquisa de materiais com possibilidades sonoras (garrafas PET, jornal, vidros, placa de metal) e instrumentos pouco habituais para interpretação destas músicas (tambura, djambé, didgeridoo), todos presentes no espetáculo.
Sensível, expressivo e lúdico. Combinação de sons, brincadeiras e cores que a criançada tem aplaudido e repetido. Uma delícia!


O espetáculo
Pitocando é um show de música, montado para a criançada de 0 a 8 anos, com resgate de canções, lendas, ditos, bem brasileiro! A direção do espetáculo deu atenção especial à diversidade de ritmos do Brasil e buscou uma instrumentação surpreendente e curiosa. Resultado, 16 músicas pinçadas deste rico repertório folclórico com 9 composições que costuram esse passeio musical, todas construídas acusticamente com as 3 vozes e os 40 instrumentos de origens das mais variadas (indiana, indígena, africana, portuguesa), além dos instrumentos não convencionais confeccionados com materiais alternativos (como hidrofone, megafone, apito de PET, uá-uá). No palco, Cláudia Braga, Ju Dariano e Mateus Mapa, os cantores/instrumentistas que dão significado para as canções, através de uma interpretação de qualidade, com muito afeto. Flautas costuram “Bambalalão” à textura instrumental da tambura com o vidrofone. Caxixis embalam o metalofone em “Saci”. Ju Dariano, primorosamente, convida a plateia a participar do espetáculo, brincando de adivinhas, embalada por “Marinheiro Só”. O show é acústico, bem gostoso pros ouvidos dos pequenos, com trabalho vocal delicado que passeia por uníssonos, 2, ou 3 vozes. A plateia também é convidada a participar com a trupe, tocando clavas coloridas, caxixis, cantando e remexando.

  

 


Projeto Pitocando
Pitocando é um projeto de expressão artística direcionado a grupos de crianças de zero a 8 anos, dirigido por Cláudia Braga, desenvolvido na Casa Elétrica – espaço de cultura, desde 2005. Foi dele que surgiu o espetáculo.
O projeto oferece oficinas de música e artes visuais. As oficinas geraram, ainda, o Grupo de Estudos da Casa Elétrica, onde são reforçados os conteúdos, com aprofundamento de conhecimentos e orientação na compreensão dos comportamentos de pais e bebês. No mês de janeiro e em julho, as oficinas são oferecidas a crianças de 4 a 8 anos, nos projetos Férias na Elétrica e Friozinho na Elétrica. As oficinas são ministradas pelas profs de música Cláudia Braga, Guadalupe Demoliner, Sheila Vigarani, e pelas profs de artes visuais Cláu Paranhos, Mariana Ramos e Betina Frischman. Em agosto de 2010 foi inaugurado o Teatrinho da Casa, aqui na Casa Elétrica. Nele são apresentadas produções de música, teatro e contação de histórias feitas com muito carinho para os pitocos. Na temporada do espetáculo Pitocando, as profs da Casa Elétrica estarão coordenando as mini-oficinas de música e artes, o Pitocando Cirandas, 45 minutos antes do espetáculo. Recebendo todos com muito carinho.

Fotos do espetáculo (divulgação): Clóvis Dariano

Encontro vocês lá?! Vou no final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu comentário! :)