Buscar

Seguidores

Visitas



Aniver de 2 anos - Simples, caseiro, barato e lindo!

Eu leio o blog da Luiza (Potencial Gestante) já faz um tempo.. desde que eu tava grávida. Vez ou outra eu dava uma lida e sempre tinha algo legal por lá. O fato de o Benjamin, filho dela, ter 7 meses a mais que os guris somente, ajuda muito, porque vejo o desenvolvimento dele antes.

O fofo do guri teve uma festinha de aniversário que eu gamei!
Conversei esses tempos atrás com amigas minhas sobre o assunto FESTAS DE HOJE EM DIA. Papo de velho?! Não. Papo de quem tem amor ao dinheiro e que acha um absurdo o que se gasta em festas infantis hoje em dia.
Adoro festas ao estilo "casa de vó". E a festinha do Benjamin foi decidida 12 horas antes dela acontecer.

Pedi autorização pra Luiza, para que eu colocasse aqui no GM as informações e fotos. A descrição que ela coloca no blog dela é perfeita, portanto vai ser como estava lá mesmo. Com vocês:
A FESTA DE 2 ANOS DO BENJAMIN:



pois bem, nosso garoto completou dois anos. “vai fazer festinha?”, muitos me perguntaram, mas confesso que não estava lá muito animada.
mas a minha sobrinha mais velha veio a brasília e quis saber de comemoração. então resolvi fazer alguma coisa. em julho. (o aniversário do Benjamin é em Agosto)
pensei em um churrasco só para a família, mas ficou muito em cima da hora.
desisti de novo.

por fim acabei decidindo: vou fazer um piquenique. amanhã.
eu tinha pouco mais de 12 horas para decidir e montar cardápio, decoração, local da festa.

passei a noite olhando na internet ideias para piqueniques.
no dia seguinte eu acordei cedo, alimentei a cria e caí pro mercado. tudo que eu precisava pra festinha estava lá. e olha, vou dizer, com um um pouco de pesquisa, criatividade e tralhas acumuladas de outros eventos, é possível sim fazer uma festinha pequena em menos de um dia.
número de convidados: 7 adultos e 3 crianças.
horário: fim da tarde de um domingo.
benjamin com 1 ano e 11 meses, faltando exatamente 1 mês para fazer 2 anos.
chegamos um pouco depois do previsto e tivemos que correr com a festinha, porque escureceria em breve e o local não teria estrutura para permanecermos ao anoitecer.




o parque sarah kubitschek, mais conhecido por nós, brasilienses, como parque da cidade.
escolhemos fazer num bosque, na área das churrasqueiras.






A toalha xadrez (que todo bom piquenique precisa ter) foi comprada há anos pela minha irmã em uma loja de tecidos. ela só foi lá, escolheu, o cara cortou o tecido e pronto. nem bainha foi feita. o que sobrou virou guardanapo.
como imaginei que a toalha seria pequena (ela é quadrada), resolvi garantir e comprei no mercado uma toalha de mesa retangular,  imitando aquelas toalhas das mulheres rendeiras do nordeste (?).



também comprei esse vasinho de flores (R$ 2,50!), que ficaram tanto no vaso quanto nessas garrafinhas (de cerveja, confesso).
as pinhas foram catadas pela sobrinha e também ornamentaram a mesa.

um grande achado foram esses copinhos. eles parecem de papel, mas não são. são de bagaço de cana de açúcar, de uma linha ecológica da marca regina. comprei no extra e custou menos de 4,50 reais cada pacote com 10 unidades.
tinha vários outros modelos e tamanhos. uns feito de cana de açúcar, outros de amido de milho. todos ecológicos e biodegradáveis.
achei ótimo e super acessível.
todo o resto da decoração foi reutilizada de outros eventos. boa parte eram despojos da festinha de 1 ano, como as tags feitas pela nina, os guardanapos, as bandeirolas e até os saquinhos de papel pardo, que originalmente comportaram as lembrancinhas de 1 ano. mas tiveram muitas coisas que foram do chá de bebê do joca, como os pratinhos vermelhos, os saquinhos de pipoca das lembrancinhas do chá, os talheres e as garrafas de vidro para água e suco que, na verdade são daqueles sucos de uva integral que você compra no mercado.
pra ser sincera, em um local assim, com poucas crianças (suficientemente imaginativas para fazer as vezes de muitas), comida que elas gostam e bastante área verde, acho que a última coisa com que eu me preocupei foi com entretê-las.
tinha pinhas e pedras para catar no bosque, mas mesmo assim eu comprei uma bolinha pra elas se divertirem no gramadão.

sanduichinhos doces e salgados, embalados em papel manteiga, nos sabores patê de atum com peito de peru, requeijão com queijo + peito de peru e um sanduba doce esperto de pasta de amendoim com geleia de frutas vermelhas.
os sanduichinhos foram sucesso entre os convidados.

tivemos mix de castanhas e passinhas, dentro de saquinhos de pipoca, bem como petas de polvilho em sacos de pão.
além de damascos secos e também espetinhos de tomate cereja.




espetinhos de uvas e morangos, decorados com folhinhas de hortelã. foram feitos pela vovó e pela priminha, com uma ajuda especial do pequeno pré-aniversariante.
foi o mais próximo que consegui chegar de espetinhos de churrasco.


os clássicos palitinhos de stiksy, também para os convidados e suco natural e água com raminhos de hortelã para todos.
assim, o bolo foi meio fiasco. quer dizer, não ficou de todo ruim.
mas é que geralmente eu tenho em casa uma mistura pronta de farinha sem glúten que é muito boa e eu compro em lojas de produtos naturais.
mas tinha acabado, essas lojas não abrem no domingo e então eu resolvi fazer uma mistura caseira.
eu tenho o hábito fazer esse bolo de laranja em casa e fica muito macio e fofo. ninguém diz que é um bolo para pessoas alérgicas.

só que esse ficou meio durinho, apesar de saboroso.
mas o benjamin adorou e é isso o que mais me empolga (já a minha família deve achar das duas uma: ou que eu não sei cozinhar, ou que coisas sem glúten e sem lactose são realmente ruins).

a única coisa que perdeu-se no meio de tudo foi a tal velinha de 2 anos. era bonitinha, simples, branquinha, dessas que não custam 2 reais e sempre achei fofa. então fizemos uma tocha olímpica com os espetinhos de churrasco e valeu.
fiz um cálculo apenas do que eu precisei comprar. se fosse montar essa festa do zero, com certeza sairia bem mais cara.
mas a intenção foi justamente essa: ver como podemos organizar uma festinha gastando relativamente pouco, se aproveitarmos aquilo que já temos em casa.

então confiram:
decoração: R$ 39,86
comidas: R$ 121,52
bolo: R$ 7,55
brinquedo pra festa: R$ 12,90
aluguel do local da festa: R$ 0,00
custo total da festa: R$ 201,83
a segunda festinha foi bem mais simples que a primeira, mas eu particularmente gostei muito do resultado.
aproveitei cada momento. fiquei muito feliz porque foi uma festa altamente colaborativa. todos os convidados ajudaram nos preparativos e nos terminativos.
mas acabei o dia bastante cansada, porque havia dormido pouco na noite anterior, acordei cedo e passei o dia correndo atrás das coisas, preparando, celebrando mais empolgada que o aniversariante, guardando tudo, lavando tudo. e no fim do dia, surtei (eu sempre surto). mas depois fiquei muito feliz.

e o benjoca também. na verdade, todos curtiram e isso foi muito gostoso.
mas foi o suficiente para saber que aquela seria sua única festinha de 2 anos.

pra mim o grande ponto negativo foi que não deu pra chamar muita gente querida tanto dele quanto nossa.
eu encaro festas de aniversário como um momento de celebração conjunta. foi ótimo celebrar com algumas pessoas da família, mas o ideal seria que todos estivessem presentes e o barulho da criançada pudesse ser ouvido a quilômetros de distância.

de repente ano que vem me empolgo com um churrascão bem carnívoro, pra geral!
Luiza Diner (autora do blog Potencial Gestante)
--
Luiza, eu já te disse e repito: AMEEEEI a festinha do Benjamin!!! É isso que eu sinto falta hoje em dia. Claro, eu tenho um monte de gente pra convidar, mas mesmo tendo muita gente, achei ótima a ideia em si. Parabéns!! Eu jamais teria tido tantas boas ideias em 12 horas!!!! 
Beijo,
Bru



8 comentários:

  1. Eu tbm leio o blog dela e adoro, e ja tinha lido sobre essa festa, realmente ficou maravilhosa, um encanto!
    Concordo com vc Bru, sao lindas essas festas mais simples, é só usar s criatividade! Gostei tanto q to pensando em algo q remete a isso tbm no niver de dois anos das minhas.
    Bjoooos
    odiariodamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho linda essas festinha que remetem as festa de antigamente, adoreei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu amei! Meu sonho é fazer um super piquenique no niver do Nuno, mas junho em Poa não dá para programar nada num parque.. :)
    Um dia vou fazer!
    Muito legal mesmo!
    Beijo,
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Linda festa Bru! Adorei mesmo.
    Pena que a Ton faz aniversário no inveno adoraria fazer uma festa piquenique. Beijoss
    http://www.antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna adorei a dica de festa e o Parque da Cidade concerteza é um lugar perfeito para uma festa e piquenique.

    Bjssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  6. Ola, acabei de conhecer seu blog! Já sigo a Luiza e adoro o blog dela tbm! O aniversario de 2 anos da minha filha tbm foi picnic, foi muito legal, mas muito cansativo tbm! pq convidei mta gente e fiz tudo sozinha (e sou meio exagerada) adoro festas, então quando acabou a de 1 ano, já tava pensando na de 2, rs Vale muito a pena, eu adorei, minha filha se divertiu muito! bjs

    ResponderExcluir
  7. Amei adoro festa assim .

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela criatividade, confesso não tenho nenhum, estou as voltas de fazer a festa de minha filha de sete anos, mas não tenho grana no momento para fazer em um buffet..., e também pensando bem, são tão artificiais...sempre a mesma coisa, só ostentação...bjs

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)