Buscar

Seguidores

Visitas



Seu filho dorme cedo?! A noite inteira?!

Quando comecei a escrever essa postagem, logo lembrei de uma frase que a minha vó sempre falava: "o sujo falando do mal lavado". Por que?!

Porque quem me acompanha no Facebook sabe que ando com alguns probleminhas em relação ao sono dos guris. Principalmente do Pedro. E eu venho fazer uma postagem justamente dando dicas de como ajudar a criança a dormir!!

Dormir?! Vamos brincar!


Pedro tem ido dormir em torno de 1h da manhã. Lucca dorme um pouco antes, mas não muito menos que isso.

Há 1 mês e meio os guris estão tendo contato com o pai e família paterna. Segundo o pediatra, essa pode ser uma razão forte para essa mudança de comportamento.
Ele estava tomando anti alérgico porque estava com umas coceirinhas e mesmo esse remédio que dá sono, não estava ajudando no sono do guri.
Já tentei chá de Melissa, Maracujá e Doces Sonhos. Já tentei Camomilina C, mas aqui em casa deu efeito inverso e eles ficaram super agitados.
Já cortei a soneca da tarde e não adiantou.

Estou tentando alterar um pouco a rotina deles, o que anda bem complicado já que o Pedro dorme de tarde no horário certo, mas o Lucca não. Lucca só dorme pelas 19h.

Pesquisando, encontrei uma matéria sobre o assunto e compartilho com vocês:

1 - O ritual começa no fim da tarde, por volta das 18h: é hora de desacelerar 

2 - Ofereça o jantar por volta desse horário ou três horas antes de a criança ir para a cama. Se os pais não estiverem em casa, outra pessoa pode tomar conta da tarefa. No caso dos bebês, a última mamada deve ser perto das 23h

3 - Evite deixar que as crianças assistam a desenhos de terror ou drama à noite ou joguem games com o mesmo tema. O ideal é que computador e TV não façam parte da mobília do quarto delas 

4 - Duas horas antes da hora da criança dormir, desligue a televisão ou o computador. Em vez disso, que tal brincar com ela? 

5 - Melodias tranqüilas preparam a criança para dormir. Na hora do sono, porém, desligue o aparelho. Ela precisa de um ambiente calmo, sem barulho 

6 - Antes de ir para o quarto, um banho morno ajuda a relaxar 

7 - Se eles tiverem fome antes de dormir,ofereça comidas leves, como um leite com biscoito ou barras de cereal 

8 - A leitura é um bom hábito para toda a família, antes de dormir. Acalma os pequenos e ainda aproxima pais e filhos 

9 - Depois, deixe as crianças no quarto, seja na cama ou no berço, sozinhas. Se reclamarem, os pais podem ficar por ali até que peguem no sono, mas nada de colo. A presença transmite segurança e, como tempo, elas vão aprender a adormecer sem vocês por perto 

10 - O ambiente deve ser silencioso, escuro e fresco 

11 - Além de dar segurança à criança que tem medo de escuro, a luz de cor azul tem efeito calmante. Mas para as que não se importam, o melhor é apagar todas as luzes 

12 - Outra coisa que deixa os pequenos mais tranquilos é o chamado objeto de transição, que pode ser um boneco de pano, bicho de pelúcia ou uma fralda 

13 - Um beijo de boa-noite simboliza que o dia acabou 

14 - Essa rotina deve ser seguida diariamente. O ideal é que as crianças sejam colocadas para dormir e acordem sempre no mesmo horário


Vou tentar algumas táticas, e ver se adianta.

Eles sempre foram "bons" de cama, mas ultimamente anda complicado, por isso imagino que seja a aproximação do pai, pois eles o reconhecem como pai, sabem que é da família e isso acaba mesmo que indiretamente, afetando.

Conto cenas dos próximos capítulos...

Beijos,
Bru.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bru,

    A maioria dessas dicas fazem parte de todos os dias na minha casa, exceto duas: Desligar a tv e ler pra eles, o resto é rotina desde sempre. Eles dormem abraçados com suas mantas, são grudados nessas mantas, tenho 3 pra cada um, então todo dia dou uma limpa... Mas essas dicas só funcionam se o dia deles estiverem com o sono no horário certo. Bebês e crianças para irem cedo pra cama e dormir até o outro dia, tem que acordar as 8hs, 8:30hs, assim depois do almoço dormem uma hora e meia, mas que isso apenas 30min, passando disso tem que acorda-los, sendo assim, usando essas dicas com certeza terão um sono melhor. Às 8:30hs no máximo já estão no berço dormindo, sendo que antes de irem pro berço, banho, troca, leite e berço. Aqui ligo o DVD, infantil com musicas calmas, o DVD proporciona além do som ambiente, uma luz baixa no quarto, e os amiguinhos do DVD fazem companhia pra eles, peço a benção pra eles, dou sempre um beijo, boa noite e tchau, tchau e saio do quarto.. E ainda digo: durma com Deus. Eles abraçam as mantas e dormem... A boa noticia é que vc esta no caminho certo! E com certeza de acordo o crescimento da dupla, o sono muda, aqui tb mudou, e conforme é, vou adaptando, mas não abro mão deles dormirem cedo, nem que eles durmam apenas por 1hs a tarde, principalmente eu que sou casada, pois jantamos, e ficamos juntos, por isso seguimos a rotina mesmo!

    Dou sempre essas dicas para as mães do Gemelares, tive conhecimento delas antes de ter os bebês e graças a Deus meus filhos dormem super bem...

    Espero que tudo melhore aí, e com certeza vai!

    Beijos e beijos em você e nos príncipes!

    ResponderExcluir
  3. Bruna, ao contrário de vc, penei porque meu filho dormia cedo demais quando era bem bebê...queria ir dormir antes das 18h, mas, acordava antes das 4h e isso me torturava!! Fui, aos poucos, tentando prorrogar o sono dele, até que cheguei ao horário das 20h as 06h. Só que era um sono interrompido pelas duas mamadas que ainda fazia e isso até completar 1 ano e 5 meses. Eu já estava beeeem cansada dessas noites quebradas! Enfim, consegui tirar as mamadas da madrugada e hoje sigo um ritual parecido com o que vc descreveu. Dou jantar as 18h, banho as 19h e 30min, as 20h fico vendo um desenho bem tranquilo com ele, 20h e 30min digo que já é hora de dormir, desligo a TV e coloco ele no berço. Canto umas musiquinhas e 15min depois ele dorme até as 7h! Demorou, mas eu venci!! Rsrsrsrsrsrsrsrs Espero que vc consiga!!

    ResponderExcluir
  4. Aqui a Julia com 1a7m, dorme tarde, perto da meia noite.. Mas a noite toda. tira uma boa soneca a tarde. Sei que ela dorme tarde, por nossa culpa, que temos esse hábito.. ;( Tb faço o ritual que aqui é: banho, mamadeira e deita na cama com a gente, em segundos dorme e coloco no berço e ali vai até de manhã. Gostaria que ela dormisse mais cedo, mas vejo que o sono dela tem qualidade.. ;)

    ResponderExcluir
  5. Aqui em geral dormem cedo, a Mel é que as vezes não quer dormir. Hj a Lia dormiu as 20:30 e a Mel só as 22h. O maior problema aqui é que elas, desde os 8 meses, acordam de madrugada. E não mamam mais, só acordam mesmo. Agora é que a Lia (com 1 ano e 4 meses) as vezes dorme a noite inteira em seu berço, mas a Mel continua acordando entre 1 e 4 da manha, e como foram meses assim e eu fazendo de tudo para que elas ficassem em seus berços e nada dando certo, tipo elas acordando em seguida, hj a Mel acorda e em geral fica na nossa cama, foi o jeito da gente conseguir dormir. Como a Lia tb fazia isso e parou de acordar eu espero que um dia a Mel comece a dormir a noite inteira tb.

    ResponderExcluir
  6. Bah, esse é um dos meus maiores problemas.. Guria até comentei aqui em casa, que não sei onde eu erro... POis já li, várias e várias dicas, tento fazer de tudo e meus filhotes, um de 2 anos e 8 meses e outro de 7 meses vão dormir perto da meia noite.

    ótimo seria se fossem dormir e acordassem só no outro dia, mas não.. o Nick, 7 meses, acorda pra mamar.. e tem noites q de 2 em 2 horas.

    O Bê já maior, acorda no meio da noite e deu pra ir deitar na minha cama junto.

    então, as noites aqui em casa são agitadas... beeeem agitadas!

    se por um acaso vc achar a fórmula mágica, nos conte!

    faço ritual de rotina todo dia... daqui um pouco vou fazer de magia mesmo, rs! (brincadeira!)

    bjo e boa sorte

    Alessandra
    http://alezinhamatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)