Buscar

Seguidores

Visitas



Dermatite - Vocês sabem o que é?!

Em Abril desse ano levei um susto. Ao ir vacinar os guris, perguntei pra Aux. de Enfermagem se ela sabia me dizer o que poderia ser umas bolinhas que o Pedro tinha na barriga. Eram minúsculas, mas que ele coçava bastante. Ela chamou uma colega e "diagnosticaram" como sarampo. Isso mesmo, Sarampo. E com isso, não quiseram aplicar a segunda vacina daquele dia.
Saí de lá apavorada, tremia, fiquei super nervosa, pudera não é mesmo?!

Fui pra casa e falei com o pediatra que, na mesma hora, me garantiu que não era nada disso, para que eu ficasse tranquila e o levasse já no outro dia pela manhã no consultório pra ele examinar.

Cheguei lá e era DERMATITE ATÓPICA.

Primeiro deixo registrado que fiquei muito decepcionada em ver que duas 'profissionais' da saúde foram capazes de "diagnosticar" sarampo, uma doença que está praticamente erradicada e por eles estarem vacinados contra essa doença.

Mas foi um alívio muito grande saber que era isso e o próprio pediatra disse que é muito comum as crianças terem essa alergia.

O tratamento pro Pedro foi simples:
- anti alérgico por 7 dias
- pomada onde haviam as lesões até passar
- não usar sabonetes glicerinados, somente os que contém hidratante, aveia e produtos hidratantes na composição
- usar hidratante sempre após o banho

Agora ele está novamente com as manchinhas e já voltei a fazer esse procedimento. Isso porque a pele dele é muito seca e o calor piora, pois aparecem as famosas brotoejas.

Um trechinho do que li no site da revista Crescer sobre o assunto:


O que é dermatite atópica:

"Essa doença de pele afeta crianças principalmente na primeira infância (e tende a melhorar até a puberdade) e que tenham histórico familiar de alergias. Embora seja crônica, há períodos de melhora e piora. 

Há diversos fatores que podem desencadear o eczema, como banhos muito quentes e com excesso de saboneteclima seco, suor e estresse emocional, mas também pode aparecer sem motivo aparente. 

Os sinais da dermatite podem surgir nos primeiros meses de vida do bebê com bolinhas vermelhas na face. O principal sintoma é a coceira, que traz desconforto para a criança. Assim que apresentar esses sinais, é fundamental o acompanhamento de um especialista para fazer um tratamento, que vai depender do grau do eczema.

Como a pele das crianças que têm esse tipo de alergia é seca, é indispensável mantê-la hidratada, com produtos orientados pelo médico, evitar banhos quentes e prolongados e diminuir o uso de sabonetes. As roupas das crianças devem ser, de preferência, de algodão, para evitar transpiração."


2 comentários:

  1. Aqui a Diulia sofre muito com essas alergias, é ficar calor ela começa.
    Uso dexametasona, pó d'água.

    Que falta de profissionalismo dessas enfermeiras lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Sem querer ser preconceituosa, acho que enfermeiras não devem dar diagnóstico. É o segundo caso em pouco tempo que ouço sobre esses "diagnósticos" apavorantes... Cada um no seu quadrado, né?
    Sobre a dermatite, ao contrário do sarampo (!), parece ser algo bem comum, né?

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)