Buscar

Seguidores

Visitas



Transporte seguro de crianças em veículos automotores Parte 2: Para crianças de 01 a 04 anos


Essa postagem é continuação da matéria sobre cadeirinhas pra bebês. A primeira postagem, que foi pra crianças de até 1 ano, você acessa aqui.

Quem escreve é a colaboradora Gislaine Notargiácomo, mãe de gêmeas de 10 meses.

“Minhas bebês estão crescendo, já pesam mais de 9Kg, tem 10 meses, já não querem mais ficar no bebê-conforto como antes, pois aprenderam que “olhar” o movimento da rua é muito interessante, então surge a dúvida, em que momento trocar para uma cadeirinha?

O post de hoje é justamente sobre o assunto, a troca do bebê-conforto para a cadeirinha. Acho que a emoção é parecida como quando os bebês trocam o tamanho da fralda, nesse momento percebemos que eles estão crescendo!

De acordo com a legislação em vigor, os bebês a partir de 01 a 04 anos de idade devem ser transportados nos veículos automotores estando devidamente fixados na cadeirinha, os pais devem adquirir a cadeirinha mais adequada para seu filho de acordo com o seu peso, altura, idade e conforto, pois existem vários modelos no mercado.

As cadeirinhas, via de regra, só podem ser usadas viradas para frente, neste caso, podem transportar apenas crianças com mais de 01 ano de idade e mais de 9kg, com base nisso, ainda não posso trocar o bebê-conforto das minhas pequenas para a cadeirinha já que elas tem o peso, porém não tem idade certa para a troca, o bebê-conforto das minhas bebês por exemplo pode transportá-las até os 13kg, mas quando completarem 1 aninho teremos de adquirir a cadeirinha para seguir o instituído pelo Denatran.

Há também o modelo das poltronas reversíveis que, dependendo, podem transportar crianças de até 16kg ou mais, enquanto os bebês são pequenos esse modelo deverá ser instalado de costas para o banco da frente do carro.

Uma dica importante é de que, quando a nuca da criança ultrapassar o encosto da cadeirinha, já está na hora de trocá-la e, de acordo com especialistas, o melhor lugar para instalar a cadeirinha é no assento do meio do banco traseiro, assim o impacto, em caso de acidente, será menor, se houverem mais crianças, esse espaço deverá ser reservado para a criança menor.

Cito abaixo alguns pontos principais da resolução do CONTRAN:

Crianças de 0 a 1 ano têm que usar bebê-conforto ou poltrona reversível voltados para a traseira do veículo.
Crianças de 1 a 4 anos têm de usar cadeirinha.
Crianças de 4 a 7 anos e meio têm de usar assento de elevação, ou "booster", com o cinto de segurança de três pontos do carro.
Crianças de 7 anos e meio a 10 anos devem viajar no banco traseiro com o cinto de segurança do veículo.
Obs.: Se houver mais de três crianças abaixo de 10 anos no carro, a mais alta pode ir no banco da frente com o dispositivo de retenção adequado (cadeirinha ou booster, se tiver menos de 7 anos e meio) para sua altura e peso. O mesmo se aplica a carros que não tenham banco traseiro, ou em que não seja possível instalar cadeirinhas.”

Um comentário:

  1. Excelente post, sucinto, claro e direto. Eu também tenho dúvidas quanto a cadeirinha para o Téo mas agora está mais claro. Realmente a legislação é "sabonete" quanto a este assunto.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)