Buscar

Seguidores

Visitas



Aula de Música para Crianças e Bebês


Hoje, quem escreve é a Ana Alcântara, a mãe do Nuno. Lembram da festa junina do Nuno? É ela mesma!
Ela fala sobre a experiência dela ao levar o filho que hoje tem 2 anos, em aulas de música quando tinha menos de 1 ano de idade.

"Dos 2 aos 9 meses eu e o Nuno fizemos um curso de musica para bebês e como foi uma experiência muito boa achei que seria legal compartilhar com o blog. Assim quando a Bruna me convidou para escrever para o Gente Miúda, esse foi o primeiro assunto que me ocorreu!
Fiquei sabendo do projeto de musica para bebês na UFRGS por uma amiga super querida e avó do Gael, que já fazia o curso na época.
O Nuno tinha apenas 1 mês de vida e fui atrás de mais informações.
As vagas no curso da UFRGS eram poucas e super disputadas e eu não consegui uma para o Nuno, mas lá mesmo me indicaram que três escolas particulares de musica aplicavam a mesma metodologia. Então fui buscar informações sobre estas escolas. Hoje o curso da UFRGS não é mas oferecido mas eles seguem indicando escolas.
Por vários motivos – horários, localização, simpatia – nós participamos do projeto Sinfonia para bebês da Enlace.
A Ana Paula, que é a responsável pelo curso, é super querida e o mais importante é super competente: Psicóloga com mestrado em psicologia social e doutorado em educação pela UFRGS e com muita experiência no assunto musica/bebês.
A turminha do Nuno tinha 4 bebês e claro, as mães ficam o tempo todo com os filhos! Então erámos 9 pessoas na sala. O Nuno, o Theo, a Rafa e a Luiza, as mamães e a prof. Ana.
As aulas duravam cerca de 45 minutos, o tempo que eles podiam aproveitar mesmo e começavam com uma musiquinha de boas vindas com o nome de cada aluno e que convidada o bebê a fazer seus barulhinhos e seguia com uma série de exercícios musicais: Histórias contadas com efeitos de sonoplastia, musicas para dançar, musicas sugeridas pelas mães(que o bebê costumava ouvir em casa), hora de brincar com instrumentos, musicas para relaxar e musica do tchau.
Haviam muitas variações, mas sempre dentro da mesma logica. E também perto de datas especiais como Natal ou carnaval as aulas sofriam a influência do tema e ajudavam a familiarizar os bebês para o que estava por vir.
Nos aproveitamos muito. Eu como um momento de lazer com meu filhinho. Sem pensar em fraldas, em cólicas, em noites em claro.. Nada! No meio da exaustão que era me acostumar com o ritmo dele e com a nova vida de mãe tinha um momento só nosso, que curtíamos mesmo um ao outro e que aproveitamos muito!
E o Nuno aproveitou muito também, mas de outra forma. Ate hoje ele tem um super ritmo, adora instrumentos e é ligado nos sons. Desenvolveu uma intimidade com a musica que eu nunca tive e eu fico feliz de verdade de ter proporcionado isso a ele!
Nós paramos porque o Nuno entrou na escolinha, mas sempre penso em voltar, fazer um curso de férias ou participar de um projeto especial. Ainda não fizemos isso porque é complicado me organizar com as minhas atividades e as dele e também porque não é um curso baratinho, mas não tenho duvidas que vale o investimento.
Nas imagens vocês podem ver o Nuno bem pequeno nas primeiras aulas e depois já grandinho, animadamente “comendo” um tambor, com 7 meses!"










Ai alguns contatos para quem se animar:

Alguém já levou seu filho em escolinha de música?! Como foi?! Querem indicar algum local? Deixa aí nos comentários!

8 comentários:

  1. Fiquei muito feliz em ter notícias do Nuno, e saber que a sementinha plantada no projeto deu frutos!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei!!Adoro música, sempre me identifiquei com ela e quero muito que as minhas filhas tenham esse contato também, pois amam música, qualquer batidinha já se sacodem!!!!Com certeza nos organizaremos pra podermos frequentar o curso!

    Bjs Gisa

    ResponderExcluir
  3. Meninas,
    Como vcs puderam ler ai em cima nós amamos o curso. Eu fico muito feliz por ter tido a oportunidade de participar com o Nuno e por dividir com vcs e talvez dar um empuranzinho em quem esta pensando em fazer! Vc tb vai amar Gisa!
    Obrigada Bruna!
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  4. que amor, queria muito fazer com o Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorgea, Minha irmã sabia um lugar ai no Rio com uma proposta parecida. Vou perguntar para ela e te falo, só vai demorar uns dias pq ela esta de férias sem celular e sem internet no meio do mato!
      Beijo
      Ana

      Excluir
  5. Luna tem aulas de música na escola. Ela AMA! EM casa temos um bongo da Fisher Price e chocalhos, mas estamos sempre arranjando coisas pra fazer música! Faz super bem!
    Beijos
    Aline
    www.decaronanacegonha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Que bom Karina! Fico feliz de verdade que vc tenha gostado!
      Beijo,
      Ana

      Excluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)