Buscar

Seguidores

Visitas



Vamos comemorar? {Chá de Fraldas} - Por Jorgea Figueiró


Olá gurias, tudo bom? Algumas leitoras já me conhecem do Grupo Gente Miúda, para as que não sabem quem eu sou, meu nome é Jorgea, tenho 30 anos, sou mãe do fofucho do Gabriel de 4 meses, moramos entre Porto Alegre e Rio de Janeiro e vou escrever uma coluna semanal aqui no Gente Miúda.

Cada semana foi falar sobre alguma coisa do universo 'bebezístico'. Não tem tema fixo, na verdade como sou uma consumista voraz que ama festas, novidades, tecnologia, roupas e sapatos, pretendo trazer para vocês dicas de produtos, festas e tudo que envolve a maternidade e os bebês.
Espero que vocês curtam minhas matérias.


Esse é um post longo porque irei falar sobre como organizar um Chá de Bebê. O bom é que muitas dicas que estão aqui servem para a organização de outras festas de criança.

O Chá de Fraldas ou de bebê é uma das festas que mais deixam nervosas as futuras mamães porque é a primeira festa do bebê, além de normalmente ser a primeira da mamãe. No meu chá eu fiquei super nervosa, fiz listas e mais listas, organizei com meses de antecedência mas esqueci de me programar para o dia. Resultado: não saiu como eu queria, mas eu adorei.

A festa é leve, informal e deve ser bem divertida, então o melhor é pedir ajuda à madrinha ou à futura vovó para a organização antes e durante a festa.

Quando:
Normalmente ela é feita entre o 6º e 8º mês de gestação. Eu estava com 32 semanas quando fiz e achei o ideal. Não estava tão cansada quanto duas ou três semanas depois. Deve-se levar em conta a estação do ano que será feita a festa, verão = calor e pés inchados.

Prefira o final de semana no meio da tarde para ter tempo de organizar e decorar antes da festa e arrumar o pós-festa.

Vamos os primeiros passos:

1º Lista de Convidados
Faça a lista de convidados. Esse é o passo que determinará todos os outros então comece por ele. Eu sempre faço uma lista dos indispensáveis (família, amigos mais próximos) e outra com os outros amigos que poderiam ficar de fora caso necessário. Não é mais exclusividade das mulheres participar da festa, o futuro papai e amigos homens também podem.

Determinado o número de convidados o próximo passo é escolher o local.

2º Local
O local poderá ser a casa da família, salão de festas do prédio, um local aberto como um parque, tudo depende do número de convidados e estação do ano.

3º Data e Horário
Escolha uma data e horário. Sugiro sempre pensar em duas datas, pois caso a festa seja feita no salão do prédio poderá haver uma reserva já feita. O horário determinará o cardápio.

4º Cardápio.
Festa pela manhã: poderá servir um café da manhã ou um brunch;
No início da tarde: poderá ser um almoço;
À tarde: um café da tarde é a pedida. Normalmente um cardápio composto de salgadinhos, sanduiches, docinhos e bolo é o mais comum e agrada à todos.
Bebidas, sucos, refrigerantes, chá quente ou gelado e alguma bebida alcoólica completam o cardápio. As quantidades a Bru já postou aqui.



5º Decoração
O passo mais trabalhoso e mais interessante é a decoração. Pode-se escolher um tema ou apenas cores que darão o charme da festa. Eu escolhi os dois, urso marrom com cores azul em poá marrom, assim todos os enfeites, detalhes eram nessas cores com o tema urso marrom.

A decoração da mesa de comes podemos abusar de pratos, talheres, copos, guardanapos nas cores escolhidas, além de enfeites que podem ser itens do quartinho do bebê (eu usei balões de formas e ursinhos marrons), assim como flores, balões e mesmo o famoso bolo de fraldas, que a Bru ensinou o passo a passo aqui. Na decoração das mesas dos convidados um centro de mesa no tema da festa assim como balões dão o charme final.




Para a decoração do espaço podemos inventar várias decorações legais. Um varal com as roupinhas do bebê, painel com fotos da gravidez ou um mural com recados dos convidados completam a decoração. Os presentes podem ser colocados num berço desmontável ou chiqueiro.




Outro tipo de decoração que faz muito efeito é a papelaria personalizada que pode incluir desde o convite personalizado, passando por toppers de doces, tags adesivas, tags de agradecimento, forminhas, rótulos, etc. São inúmeras papelarias que fazem toda a diferença. Uma boa opção de site que fornece esse tipo de papelaria gratuitamente é este aqui (http://fazendoaminhafesta.blogspot.com.br.)




6º Lembrancinhas
É comum a gravidinha retribuir a gentileza dos convidados com uma lembrancinha da festa. As opções são as mais variadas, mas eu prefiro dar sempre lembrancinhas úteis (mini sabonetes, mini velas, mini bloquinhos, chaveiros, marcadores, porta-recados em biscuit); ou comestíveis (cupcakes, caixinha com amêndoas ou chocolates, saquinhos de chás personalizados). É legal também sempre entregar as lembrancinhas com um recado de agradecimento.



7º Brincadeiras
As brincadeiras de abertura dos presentes é uma parte controversa, muitas gestantes não querem fazer (eu fui uma delas) outras é uma das primeiras coisas que pensam. Tem algumas brincadeiras bem legais como pedir que cada convidado entregue o presente com uma foto sua quando bebê e a gravidinha deve advinhar quem é, ou trocar fraldas com os olhos vendados, ou ainda advinhar quem deu aquele presente. O certo é que tem muitas brincadeiras legais. No meu caso eu não queria ser pintada, já bastava minha barriga imensa e meu inchaço, não queria parecer mais feia ainda...rs.... Qual solução eu encontrei? Quem advinhou os presentes e pagou as prendas foi o futuro papai que aceitou numa boa a brincadeira e me livrou....rs.

8º Os presentes e as fraldas:
Aqui é que o bicho pega. Que dúvida cruel decidir o que incluir na lista. Eu fiz uma lista que incluí tudo que precisava, desde trocador de viagem até banheira, porém não pedi roupinhas porque eu já tinha comprado tudo e também porque é muito pessoal a escolha. Além disso pedi fraldas, porém não especifiquei nem marca e nem tamanho, o que foi um erro porque ganhei muita fralda que hoje não uso. Como fiz Chá de Fraldas, o presente principal eram fraldas e quem quisesse dar algo a mais tinha a lista de presentes que coloquei em duas lojas em pontos diferentes da cidade.
Minhas dicas são:
Para Chá de Fraldas especifique bem qual a marca, tamanho e tipo de fraldas cada convidado deverá levar.
Coloque itens de todos os valores, é o convidado quem deve decidir o quanto gastar.
Faça listas de presentes em mais de uma loja e em locais de fácil acesso à todos, por exemplo num Shopping.

9º Convites:
Convite impresso ou virtual? Eu acho que para um chá de bebê o melhor é fazer os dois. Um virtual que se envia via e-mail, convida via Facebook, esse normalmente seria para os amigos, primos, tias antenadas. Um convite impresso para os parentes mais velhos ou avós, padrinhos.
Mandar fazer ou fazer sozinho? Eu mandei fazer, mas porque encomendei papelaria personalizada, porém, acho que com tantas opções lindas disponíveis na internet eu optaria por fazer sozinha.
Tem diversos modelos, (fraldinha, mamadeira, chupeta, oval, quadrado) disponíveis para se inspirar.

Outras dicas:
Os detalhes fazem toda a diferença então não negligencie nada.
Dá para fazer um chá de fraldas econômico se colocar a mão na massa. Fazer os docinhos, bolinhos, sanduíches em casa, além das lembrancinhas e imprimir a papelaria gratuita já economiza metade do orçamento.
Crie uma pasta no seu computador para guardar tudo que possa te inspirar, ou faça como eu, se inscreva no Pinterest e selecione todas as fotos inspiradoras da web.

Minha dica final: divirta-se. Essa festa é a primeira celebração do seu bebê. Mais do que ganhar presentes, é para comemorar, rir e se divertir.


E boa festa.

6 comentários:

  1. Boas dicas!!
    Tudo muito lindo!
    bjs Pri

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! Esse é um assunto que estou vivendo no momento, o meu é dia 07/07 e estou ansiosíssima para ver as coisas prontas... Ai meus futuros cabelos brancos rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. muito bom... eu adorei meus chás... e concordo com a questão de fralda

    ResponderExcluir
  4. lindo post...valeu!

    ResponderExcluir
  5. vou ser mãe;e estou muito feliz;;;

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)