Buscar

Seguidores

Visitas



Que cheiro marcou a sua infância?!

As vezes vivemos momentos de pura nostalgia, não é mesmo?!

Fico lembrando que, quando eu era criança, jamais me passou na cabeça que eu seria mãe de gêmeos. Nunca pensei inclusive, que eu seria mãe de menino.

Acho que o Careco (nome do meu boneco que eu amava) já vinha me avisando isso. Claro que eu tinha boneca também, inclusive a minha preferida era do meu tamanho e eu adorava vestir ela igual a mim.
Mas o Careco era o meu xodó. Era "o" boneco. Ok. 

Mas e os cheiros?

Cheiros me lembram pessoas, lugares, situações.

Dia desses, eu tava na rua e senti alguns cheiros que me lembraram muito a minha infância. Como é gostoso, no meio da correria do nosso dia-a-dia, voltar no tempo e lembrar de uma época que nossos problemas eram os de matemática e que podíamos ver a sessão da tarde sempre, né?!

Fico pensando: Que cheiro vai marcar a infância dos meus filhos?
Alguns meus, vocês conhecem agora:

Mimeógrafo
A clássica, né?! Quem nunca ficou cheirando suas provas com aquele cheirinho de álcool?! Muito bom!



Chuva
Cheiro de chuva me lembra a minha vó. Lembro que eu tinha muito medo de raios e sempre que estava chovendo e eu chegava em casa, era minha vó que eu encontrava. Minha segurança.


Giz de Cera (vai dizer que isso não lembra os nossos dias de desenho no pré?! Eu adorava cheirar isso!) Detalhe: a embalagem era sempre uma que tinha rostinhos (não consegui encontrar) e eu adorava ficar "trocando as cabeças".


Batom

Minha mãe tinha um batom vermelho dessa marca abaixo, e eu amava ficar cheirando! Pra mim, esse é o cheiro da minha mãe!


Terebintina e tinta à óleo

Pra quem não sabe, eu pintava telas (moça prendada essa!) e o cheiro das tinhas e da terebintina (produto utilizado para limpar os pincéis), me lembra uma época gostosa da minha vida, em que eu morava ainda com meu irmão e adorava a minha rotina!


Carro Velho


Tá, na época era novo, mas os carros de antigamente, quando novos, tinham um cheiro diferente desses de hoje em dia. E é um cheiro que lembra o meu pai.
Lembro de andar com ele nos carros que tivemos, de ir pra praia com ele no Corcel 2, e em outros carros que eu não lembro o nome agora. Mas que eram gostosos!!!


Bergamota


Falem o que for, mas aqui no sul é BERGAMOTA, os íntimos podem chamar de berga. Essa fruta me lembra a chácara que tínhamos e que eu ia todos os finais de semana pra tomar banho na cascata. Essa, posso dizer com toda minha convicção, que foi a melhor época da minha vida. Meu pai ainda não havia tido o derrame (que o deixou paralisado de um lado do corpo), eu era criança e via o mundo com outros olhos.


Vou parar por aqui.. mas quero saber de vocês:

Que cheiros lembram a sua infância?!

15 comentários:

  1. Hum..tá inspirada hj Bru!!!!O que me lembra muito da infância é cheiro da terra molhada após uma chuva gostosa e de bergamota....gosto de um creminho da avon que tem o cheirinho que me lembra a minha avó!

    Ah não tem coisa mais gostosa do que estarmos em um local e do nada sentir aquele cheirinho gostoso que fz lembrar algum momento da nossa infância, isso nos dá um prazer enorme!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o giz de cera e prova lembram mesmo a infancia.

    ResponderExcluir
  3. Saaaudades mesmo deste tempo...Cheiro de bergamota...esse cheiro no inverno, SEMPRE fará me lembrar da minha vó que amo demais :)
    Outro cheiro, é do creme Nivea, da latinha azul...hehe...minha madrinha (falecida), sempre passava na ponta do meu nariz.

    ResponderExcluir
  4. Lembro do cheirinho das sandálias transparentes tipo um "plástico" com cheiro de chiclete que a gente suava pra caramba e escorregava. Cheiro de danoninho. Cheiro de bolinho de saúde da minha vó. Cheiro de material escolar quando a mãe comprava e ficava tudo na estante esperando as aulas começarem para serem usados.Cheiro daquele batonzinho de morango que é em formato de morango.

    ResponderExcluir
  5. Eh a Simone Lago não consegui postar e coloquei anônimo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna adorei seu post. Quanto aos cheiros eu gostava do cheiro de uma árvore que tinha perto da escola que me lembrava uns picolés que vendia perto da escola quando eu era bem pequena e quando eu ia com a minha mãe votar eu sentia aquele cheirinho. Cheiro de material escolar novo principalmente o cheirinho das folhas do caderno. O cheiro da sandália melissa quando era acessível ao nosso bolso e quando passo na frente da loja me lembro de muitas coisas. Cheiro de arroz fresquinho que minha avó fazia e ainda faz. E muitos outros....


    Bjsssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  7. Hummm cheiro de terra molhada e carro velho eram os melhores até hoje eu amo......
    Bjos

    Cris

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quando vi o título, não consegui pensar em nada. Daí baixei a página e dei de cara com a foto do giz de cera. Nossa, parece que veio tudo: o cheiro, o gosto (confesso que eu comia umas lasquinhas), a sensação de desenhar com eles, a angústia que me dava aqueles gominhos de cera que ficavam no desenho... que delícia, obrigada por me fazer lembrar!
    Beijos,
    Marília
    www.minileitores.com

    ResponderExcluir
  9. Dificil responder...so' de tentar me lembrar ja' comeco a chorar... ando meio manteiga derretida :) Acho que Coppertone me lembra a infacia na praia...giz de cera com certeza.... batom em formato de morango...colonia da Clarabela ( alguem mais conhece??? kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Amei o post Bru!
    Hum, tem vários q marcaram..
    o cheiro do feijão da minha vó, de massinha de modelar, daquele brilho labial da avon de criança q tem até hoje (o de morango), cheiro das balas de iogurt (q eu amooo até hoje!)....

    Pamela Carleto.

    ResponderExcluir
  11. o cheiro que me lembra a infância é daquele talco alma de flores... cheiro da casa da vó. :)

    ResponderExcluir
  12. Borrachas com cheiro, as primeiras que te deixavam chapada heheheh Famosas tintas guache bah eu pintava o 7 com elas hehehe
    Talco!!! Aquele famoso alma de flores, classico em casa :)

    ResponderExcluir
  13. Bru!
    Que boas lembranças... fiquei pensando aqui...
    Acho que seria:
    - argila (sempre fazíamos muito trabalhinho de argila no colégio)
    - mimiógrafo (minha mãe era professora, então já viu né)
    - massa feita em casa (obra da minha avó querida)
    - combustível (meus avós tinham um posto e a casa deles ficava no 2do andar do mesmo prédio... )
    - consultório de dentista (meu avô querido era dentista e passei muitas tardes das minhas férias brincando de casinha, boneca, comidinha lá)

    Bjao
    Ana Kerwald
    http://nosexportamosparaaustralia.blogspot.com.au/

    ResponderExcluir
  14. Taí uma coisa que eu nunca me perguntei, quais serão os cheiros que marcarão a infância de Luna. Ótima pergunta. Alguns dos meus foram pão na torradeira quentinho na casa da minha avó; goiaba do pé do sítio do eu avô, pipoca de tarde com as primas. São tantos...
    beijos,
    Aline
    www.decaronanacegonha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. O que mais me marcou foi o cheiro da colônia da clarabela, eu era louca para ganhar uma, minha mãe me deu de presente de aniversário. Infelizmente ela mesma deixou cair no chão e lá se foi minha amada colônia, ela prometeu que iar me dar outra, mas só ficou na promessa. Depois de adulta fui procurar e nunca mais achei para comprar. Esse foi o cheiro que me mais marcou e que vou levar comigo para sempre!!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)