Buscar

Seguidores

Visitas



Terça Insana: Como é ser gêmeo?? (Parte I)

Toda mãe que se preze tem questionamentos, dúvidas e inseguranças. Será que estou fazendo certo? Será que no futuro meu filho vai reclamar que eu fazia assim e não assado? Será que se eu vesti-los iguais eles vão reclamar? Se eu vestir diferentes, vão gostar? São muitas perguntas!

Eu mesma, olho minhas fotos quando pequena com um laço enorme na cabeça e penso: "Como é que me deixaram sair assim na rua???" Pois é. É assim.

No meu caso, sendo mãe de gêmeos, existem muitas atitudes de terceiros que pode incomodar e dobra o número de perguntas e inseguranças. Tenho duas amigas que também são gêmeas (não uma da outra, são famílias distintas mesmo), e pedi que elas me escrevessem sobre coisas que elas julgam interessante que nós mães de gêmeos saibamos. Mas também serve pras vovós, titias, madrinhas, amigas, etc..

Primeiro, deixo vocês com o que a Gislaine, irmã gêmea da Jocélia:

"Desde pequena sempre me orgulhei em poder compartilhar tudo com alguém, principalmente a vida, os momentos, as histórias, sabemos que desde que nascemos, não somos apenas 1 e sim 2, mesmo que em dois corpos, sabemos que somos uma extensão do nosso irmão ou irmã, eu particularmente sempre me senti feliz por isso, por ter nascido com minha melhor amiga.

Mas realmente não é fácil conviver diuturnamente com comparações, pois todos nós buscamos nossos espaços nesse mundo, nossa individualidade, poder descobrir nossos próprios desejos, gostos, escolher nossas roupas, ter nosso modo de falar, de brigar, querer chutar o balde sem no final ser comparado com sua irmã, poder por livre vontade escolher estar quietinha, ou estar falante, sem alguém te comparar dizendo “uma é tão extrovertida a outra bicho do mato!” enfim, poder escolher nossa identidade sem se preocupar com as opiniões ou comparações, isso realmente é um desejo de todos, principalmente dos que nascem gêmeos.

Acredito que os pais devam ouvir as vontades e necessidades das crianças, se não querem se vestir igual, pra que forçar? Deixa cada um escolher sua roupa!!
Se não querem ter os mesmos amigos pra que forçar?Deixe cada um escolher seus próprios amigos e conquistá-los aos poucos!!
Estudar na mesma sala?? Se ele não quiser, troque ele de sala!
Mas se ele quiser estar com o mano o tempo todo, deixe, não os separe, jamais!
É importante ouvir sempre!Pois cada um tem suas próprias necessidades.
Eles precisam querer estar o tempo todo juntos, não ser obrigados a isso, cada um tem seus desejos.

Eu e minha irmã sempre tivemos que brigar pra estudar juntas, pois haviam professores que acreditavam que seria melhor manter as duas em turmas separadas, mas graças a Deus meus pais nos ouviam, e entendiam que uma, não conseguia ficar sem a outra, sem forçarem a barra, apenas deixavam nós escolhermos e é esse o caminho.

E nós, escolhemos sempre estar juntas, cumplicidade total!E isso não nos tornou pessoas individualistas ou dependentes!E sim pessoas amorosas, que se preocupam sempre com o outro.

Porém, sempre foi muito ruim as comparações, pois queremos ser chamadas pelo nome, sem ser trocada o tempo todo por colegas que te conheciam a anos!Essa história de: “tu é tu ou tua irmã?”;”quem é a gema e quem é a clara” , “quem é a boa ou quem é a má? (no tempo da novela Mulheres de Areia, uma tinha que ser a Ruth e a outra a Raquel!)”; gente, isso incomoda demais as crianças que tem irmãos gêmeos.

Sei o quanto é difícil distinguir gêmeos quando um é o focinho do outro (como eu e minha irmã), mas é preciso esforço pois afinal, você querem eles como amigos ou não? Então aprenda a distingui-los;

Na minha opinião, quando eles ainda não expressam suas opiniões, acho legal vestir iguais, mas sempre coloco roupas com cores diferentes, não consigo deixá-las um par de vasos! Em casa, cada uma tem suas roupinhas, e normalmente suas cores, apesar de não gostar muito disso, a Mel de rosa e a Yasmin de lilás, mas era o que podia fazer, pois eram muito parecidas, e as pessoas davam só essas cores de presente! Pelo menos até elas poderem escolher ou as pessoas distinguirem elas, vou manter na distinção de cores. Depois elas serão livres pra usarem rosa, lilás, roxo....e usarem os modelos que quiserem! Sem precisar sair igual a mana pra “chamar atenção”.

Mas digo que é uma benção ser gêmea, e principalmente ter gêmeas, eu fui abençoada duas vezes, pois nasci com minha melhor amiga, minha mana Jocélia e tive gêmeas, a Melissa e a Yasmin que estão com 8 meses.

Eu como mãe, procuro tratar elas individualmente, e brigo quando as pessoas começam a fazer comparações, tipo “essa daqui é a brava, essa é a boazinha!!” me dá nos nervos!! Quem é que disse que a Mel não pode acordar com o pé esquerdo, quem é que disse que a Yasmin é brava? Não conhece, não sabe que ela é muito carinhosa, porém só não se abre pra todo mundo de cara, que precisa ser conquistada... cada um é de um jeito, e respeitar a individualidade, inclusive dos gêmeos é muito importante!

Beijos,
Gislaine S. Notargiacomo da Silveira"

Olhem que lindas:



Amanhã vocês vão conhecer o lado "gêmea" da Simone.

Beijos,
Bru

9 comentários:

  1. Bru querida, adorei!Obrigada pelo convite!!

    Beijos Gisa

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Gisa cada um é cada um mesmo sendo cara dum focinho do outro :P
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Eu tive amigas gêmeas e realmente é complicado distingui-las, mas é como a Gisa falou, é preciso esforço já que somos amigas, não é?!
    Adorei!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma irmã gêmea, e a Gisa disse tudo. Eu sempre estudei junto com a minha irmã também, eu amo estar com ela. Mas somos diferente, respeitar a individualidade é TUDO! Concordo plenamente Gisa.
    Adorei Bru!!!!

    ResponderExcluir
  5. OI GENTE,EU SOU A MIRELLA
    EM TBM FUI ABENÇOADA 2X POR DEUS
    NO INICIO DE 2008 EGRAVIDEI DE GEMEOS(GABRIEL E MIGUEL)
    SENDO Q GABRIEL N SOBREVIVEU E HOJE ESTA C PAPAI DO CEU
    AGORA ESTOU GRAVIDA NOVAMENTE DE GEMEOS(FORLLAN E PIETRA)
    DEUS SABE D TODAS AS COISAS EM NOSSAS VIDAS,POR ISSO ME SINTO ABENÇOADA E REALIZADA,NA 2 QUINZENA DE JULHO NASCE MEUS BEBES E MIGUELZINHO FAZ 4 ANINHOS NO FIM DO ANO
    AGRADEÇO A DEUS PELA MINHA FAMILIA
    ESTOU APRENDENDO MUITO C VCS AQUI DO BLOG
    BJO ENORME A TODAS
    BJO NA BRUNA E NOS PEQUENOS
    MIRELLA

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei, Gisa! Pq é muito bom para uma mãe de gêmeas, q nunca conviveu com gêmeas, ver o relato de uma!
    Tb já tinha pensado fazer isso, deixar que elas escolham. Se querem estudar juntas, se querem usar as mesmas roupas. No momento são super amigas e grudadas, mas vamos ver no futuro.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. lindo mesmo! tudo o que foi falado eu já achava que quem é gêmeo sente exatamente isso. E por isso mesmo sempre permito que minhas meninas sejam como elas são, com suas escolhas próprias. mas mesmo assim nao fujo dos questionamentos chatos! rsrsrs mas pq vc faz assim e não assado?
    tbm odeio comparações, odeio mas sempre acontece e acho mesmo que nao tem como correr disso, pior ainda é quando vem da propria familia. mas é isso, ter irmão gêmeo deve mesmo ser o máximo, mas tbm tem seu lado chatissimo. afinal, nada é perfeito!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)