Buscar

Seguidores

Visitas



Soluções Caseiras do Tempo da Vovó


Quantas vezes ouvimos nossas mães e avós contando como algo era feito na época delas? As vezes eu penso que antigamente, por não haver tanta tecnologia, as pessoas eram mais simples. Não acham? A impressão que tenho é que as relações familiares eram mais valorizadas e as soluções pros problemas do dia-a-dia era dada pelos produtos que tinham disponíveis muitas vezes na cozinha.
Minha mãe me fala de algumas coisas que eram feitas na época que meus irmãos e eu éramos bebês e crianças. 

Compartilho com vocês algumas receitinhas caseiras que FUNCIONAM:

1) COMPRESSA DE GELO PARA DOR DE CABEÇA

Funciona mesmo!

Por que? Porque quando estamos com dor de cabeça, os vasos sanguíneos da cabeça dilatam-se. Quando colocamos uma bandana ou compressa com gelo, a dor alivia pois os vasos voltam ao normal.

2) SOLUÇO?! TOMA UM COPO D´ÁGUA.

Essa eu faço SEMPRE. Detesto ficar com soluço. Acho que ninguém gosta, não é mesmo? A primeira coisa que faço é tomar uns goles de água. O soluço é dado por uma irritação no nervo frênico, quando tomamos água, estimulamos um padrão de normalidade na respiração e aos poucos o soluço vai passando.

3) ALHO FAZ PICADA DE INSETO PARAR DE COÇAR

O alho tem propriedades anti-inflamatórias e faz alivia a coceira. De verdade! Pena é o cheiro do tempero, né?!

4) CANJA DE GALINHA AJUDA A TRATAR A GRIPE

A composição dessa receita repõe vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas, que favorecem a recuperação em casos de doenças virais e inflamatórias – e o calor ainda ajuda a expectoração.
Além de, na minha opinião, ser muuuito gostosa!!!

5) MEL FUNCIONA CONTRA A TOSSE
O mel melhora a tosse porque inibe a proliferação de bactérias e reduz desconfortos da deglutição. Mas só pode ser dado para maiores de 1 ano e sabendo qual a procedência do mel. Dê duas a três colheres por dia puro, ou misturado com chá.
6) BANHO MORNO BAIXA A FEBRE
Se a criança estiver com febre, primeiro ligue para o pediatra para ver se é pertinente o uso de alguma medicação. Até que o remédio comece a agir, o que pode levar até 40 minutos, dê um banho morno mais para frio, de imersão ou no chuveiro, de cinco a dez minutos. Assim, o corpo perde calor para a água. É um paliativo enquanto a medicação não funciona.

7) CHÁ DE ERVA-CIDREIRA ACALMA O BEBÊ
Isso acontece porque essa erva tem, de fato, efeito calmante, mas nada de chá antes do bebê completar 6 meses. E não precisa acrescentar açúcar – aliás, o ideal é que você não ponha.
8) MAISENA PARA TRATAR ASSADURA
O calor e a umidade presentes na fralda podem provocar assaduras no bebê. Quando perceber que a pele vai começar a ficar vermelhinha (e o suor é o grande vilão), ponha um pouco de maisena no bumbum toda vez que for trocá-lo. Fique tranquila: ela não tem o mesmo prejuízo do talco – que pode causar crises respiratórias na criança – porque o pó não é tão fino e não tem perfume. Na hora de higienizar, use água morna e seque bem. Se perceber que a situação não melhorou, converse com o pediatra.
9) ASSOPRAR MACHUCADO REDUZ A DOR

Quando você assopra, é como se fizesse com que o cérebro se desligasse um pouco do incômodo causado pela dor. Sempre procure abanar em vez de assoprar, porque as bactérias presentes na boca e na saliva podem infeccionar o local. Outra boa opção para aliviar o desconforto é resfriar a região, uma vez que o local do machucado fica com a temperatura elevada. E vamos combinar: o carinho que a criança recebe depois do susto também acalma.

10) MACHUCADO CURA MAIS RÁPIDO SE NÃO FOR TAMPADO

Joelho ralado. Essa é a máxima da infância – todo mundo já se machucou alguma vez, e com seu filho não vai ser diferente. Quando for superficial, lave com água e sabão e deixe secar naturalmente (seque ao redor, apenas), sem fazer curativo. Isso acelera o processo de cicatrização. Se ficar mais avermelhado, dolorido, se sair secreção ou se aumentar a temperatura ao redor do machucado, ligue para o pediatra.

Fonte: Crescer

O que vocês acharam? Vcs tem receitas caseiras por aí? Usam? Me conta!! =D

Beijo,
Bru

8 comentários:

  1. adorei, e uso a dica do mel, e da maizena q é minha preferida... aqui nem usamos pomada de assadura, e elas mal acontecem mais quando acho que precisa deixa a bundinha da Giovanna empanada rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Uso várias dessas dicas! Adoro!
    Uma que eu gosto também é a pasta de arnica para clarear roxinhos. Catarina vive com a perna com roxinhos, ela não é muito delicada para brincar (bate os brinquedos nas perninhas) e também cai bastante. Como ela tem a pele clarinha é inevitável. A arnica acelera bastante o processo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Conhecia a maioria delas Bru :P
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei essa matéria. Parabens pelas suas postagens Bru... sempre pra frente!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Chà de erva cidreira acalma porque baixa a pressao... Pode ser perigoso pra quem jà tem tendencia a pressao baixa.

    ResponderExcluir
  6. a e eu não so ele ou ela eu so ela e chamo Juliana ta puis anônimo porque tenho vergonha

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)