Buscar

Seguidores

Visitas



Como é escrever um blog?

Sinto as vezes, que quando digo "estou trabalhando", algumas pessoas não entendem. Principalmente quando olham pra minha tela e vêem sites de bebê, fotos sendo editadas, programas de edição de texto, internet liberada, enfim.

Eu sou autônoma. Trabalho com contabilidade, com internet, com festas infantis, mas meu trabalho é voltado principalmente pro meu blog. Nessas ultimas semanas eu confesso que acabei fazendo postagens menos convidativas, menos atrativas e com menos informações. Isso vai ter fim.
Não consegui seguir o meu roteiro pois, além do meu trabalho, também tenho uma casa, dois filhos pequenos (que são a razão da existência do blog), amigos que precisam da minha atenção, enfim... Sou como muita gente por aí: HUMANA. Sabe humano? Aquele ser que trabalha, cria filhos, cansa, chora, dorme, toma banho, come e engorda, arruma, desarruma? Essa sou eu.

Mas então, como funciona um blog?

Olha, eu não posso generalizar, então falo como funciona o MEU BLOG. O Gente Miúda:

Roteiro:
Sim, ele existe. Nele anoto tudo que preciso fazer, desde edições de imagens pros slides (aliás, repararam que eu alterei elas?), pesquisas, posts que me pedem, resenhas, falar com parceiros, sorteios, e-mails a responder, enfim. É o meu GUIA. Uso agenda pros meus compromissos e coisas dos guris, mas acabo usando pro blog também (que é outra agenda e não este caderno abaixo).

Meu caderno do Blog

Sempre que me pedem um post eu coloco no roteiro, mas isso não significa que ele sairá em seguida.

E sim, eu tenho uma necessidade grande de escrever à mão. Então não uso agenda do celular, uso agenda de papel mesmo e o caderno do blog é esse aí, que ganhei da minha amiga Erika.

Posts:
Para um post ir ao ar, e que não seja da minha rotina, ele é muito pesquisado antes. Um post pode levar dias e até semanas pra ser finalizado. Isso porque dependendo do assunto, ele gera pesquisa. Não sei se já notaram, mas eu nunca "copio e colo" conteúdos. O que está aqui no blog foi escrito por mim.

No meu computador tenho pastas e mais pastas com fotos, imagens, textos, fontes, referências. E de acordo com o tempo, vou postando ou preparando postagens. Tenho várias postagens nos meus rascunhos, aos pouquinhos vou as completando e divulgando.

Não gosto de posts enormes porque acho cansativo. Eu não leio posts grandes em outros blogs e imagino que os outros não gostem de ler também. Bastante gente deixa de ler blogs quando eles ficam massantes, extensos, viram um comércio atrás do outro, apelam por leitura, é publicado 3.487x o mesmo conteúdo nas redes sociais com um apelo do tipo meleiapelamordeDeus.

Muita gente lê o blog, apesar de o número de comentários não ser enorme, tenho visitação diária grande (instalei um verificador decente de visitas e percebi que o número é bem superior ao que eu calculava pelo anterior) e as pessoas que lêem o GM,  se guia pelo que eu coloco aqui, então não posso escrever besteira. Tenho que pensar, ler, entender, pesquisar muito.

Parceiros:
Se eu falo de uma ou outra empresa, é porque eu gosto do serviço ou conheço o produto. Não falo de um ou outro produto simplesmente porque o recebi em casa de graça pra falar bem dele, tampouco porque me pagaram pra isso.
É preciso conhecer, ver, provar, testar, se informar antes de sair falando. Afinal, usaremos estas avaliações para comprar ou contratar, esta marca ou empresa. Não acham?

Sorteios:
Confesso, não sou muito fã de sorteios. Meu blog não tem essa intenção, sei que atrai muita visitação, mas aí vem aquele clichê que pra mim é super verdadeiro e se aplica ao blog: QUALIDADE > quantidade. Faço sorteios quando acho que é legal as pessoas conhecerem alguma marca dessa forma. Como fiz com a Grande Presença, Sensi Brasil, Produtos em MDF, Criança Feliz e Bebê Básico.

Escrever um blog não é tão simples quanto parece... Exige muita dedicação, horas de trabalho, criatividade, comprometimento, pesquisas e muito amor.

E amor é o que não me falta. Então hoje convido vocês a responder a questão aqui ao lado ->

Conto com vocês pra ajudarem a fazer o GM ainda melhor!

Beijo,
Bru.

7 comentários:

  1. Esqueceu do: "paciência level 1000"... :P
    Sim precisa de paciência pra tudo isso e confesso que não tenho blog e tals exatamente por isso me falta paciência hehehe
    Tenho várias ideias tia Bru falamos depois sobre elas :P
    Beijão
    P.S: se precisar de alguma mão lembra tenho 4 aqui ^^

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber como esse blog que eu tanto amo ler é feito... gostei de ver q tem ate livro pra ele... vc se dedica de verdade ne Bru.... parabens

    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. É... paciência, dedicação, carinho, cuidado, pesquisa, responsabilidade, entusiasmo, vontade de ajudar ao próximo, tudo isso e muito mais são necessários para aqueles que se enconrajam num blog. Bruninha, gosto muito de te ler... Aprendo muito! Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adoro o blog, eu sempre pensei em ter um blog também, mas confesso que não tenho tido muito tempo pra fazer coisas que gosto pois não to conseguindo me planejar...duas bebes pequenas ainda, uma casa nova em reforma, uma pós sendo concluída, e meu trabalho que me desgasta....então não tenho tendo pra colocar na prática as minhas ideias, mas logo logo chego lá!

    Não preciso nem dizer que te admiro e respeito muito vc amiga!

    Beijos Gisa

    ResponderExcluir
  5. É, se conseguir entrar no Orkut ou Face apenas para responder alguns recadinhos com um pequeno já é difícil, trabalhar com dois em casa para cuidar, realmente não é tarefa para qualquer um. Eu quando trago trabalho pra casa, tenho que contar muito com a ajuda do pai do Miguel, porque parece que daí sim quando ele me vê no computador é que ele resolve pedir pra ver todos os vídeos que temos no note ou que precisa da MINHA atenção!!! hehehe. Parabéns pelo teu trabalho, Bru! Estava bem ansiosa por esse post de hoje. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, é um trabalho, hein? Já podes trabalhar de rpteirista de filme.

    ResponderExcluir
  7. Tem selinho pra vc no meu blog,passa lá, bjs

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)