Buscar

Seguidores

Visitas



Terça Insana: Maternidade Azul Celeste

Terça passada, fiz aqui uma postagem um tanto 'desabafatória' e muita gente concordou comigo. Resolvi então, que os posts de Terça chamarão Terça Insana (nome de uma peça teatral aqui do Sul que me inspirou). Serão posts mais falando o que eu penso sobre isso ou aquilo.
Vou aproveitar a Terça-Feira de Carnaval pra escrever sobre algo que mexeu comigo essa semana:
A Maternidade Cor-de-Rosa. No meu caso: Azul Celeste.

É um assunto polêmico e que eu tenho uma opinião:
Utopia: s. f.
1. País imaginário em que tudo está organizado de uma forma superior.
2. Sistema ou plano que parece irrealizável.

3. Fantasia.


Ai de ti se não amamentar teu filho, se tiver que complementar ou mesmo substituir a mamada por leite artificial, se colocar funchicórea no bico pra acalmar mesmo que momentaneamente uma cólica.

Mas meu Deus do céu, e se tu não teve ou não é a favor do parto natural? Nem inventa de falar!

Vocês que recriminam esses atos, já pensaram em como as mães que acabam tendo que apelar pro leite artificial, ou tiveram por cesária seus filhos, ou, ou, ou(...) se sentem? Com certeza se vocês soubessem, não relatariam nos seus lindos blogs ou não cuspiriam uma maternidade cor-de-rosa numa roda de amigas. Não mesmo.

Não estou defendendo o LA (leite artificial) ou a cesária. Estou sendo imparcial. Claro que sou completamente contra e me revolto muito com aquelas mães que não amamentam porque "o peito cai" ou frescuras deste tipo. Não é aí que eu quero chegar e imagino que vocês estejam entendendo, né?!

Acontece que as vezes é necessário complementar as mamadas com LA, algumas mães fazem a cesária por "N" motivos.

Não as julgue. Não me julgue.

Ninguém é melhor ou maior que alguém porque teve seu filho de parto normal sem anestesia, porque amamentou seu filho até 2 anos, porque seu filho é megamenteultrasuperduper comportado que não mexe, quando pequeno, na sua estante da sala, que não abre suas gavetas, que não chora NUNCA, que dorme das 20h até às 9h direto. Não. Não. Mil vezes não.

Eu amamentei meus filhos até os 6 meses. Complementava com Aptamil. Não por falta de leite, pois isso sempre tive de sobra, graças a Deus, mas porque realmente com dois bebês o buraco é mais embaixo. Mas... e se fosse por falta de leite? E se tivesse sido até menos tempo?
E o fato de eu ter tido por cesária?

Alguém paga minhas contas? Não, né? Ah tá.
Alguém se acha superior?
Alguém já se colocou no lugar das mães que não têm leite e são julgadas por não conseguirem amamentar?
Alguém já se imaginou tendo que ouvir o choro de fome do seu filho só pra não dar o LA?

Mãe que é mãe, tenta sempre o melhor pro seu filho. Vai ao infinito mais um, pra procurar a melhor forma de criá-lo, de alimentá-lo, de dar carinho. É fonte inesgotável de beijos, carinhos, palavras carinhosas e afagos à sua cria.

Temos dias irritadiços, em que estamos cansadas, esgotadas, querendo um dia de princesa num salão de beleza, ou um dia inteiro dormindo, um banho demorado, uma cabeça sem preocupações. Tem dias que os bebês estão alterados, cansados ou com muita energia. Dias que eles estão manhosos e até mesmo chatinhos. Isso é normal. Toda mãe cansa, se irrita, perde a paciência, respira fundo inúmeras vezes, chora de culpa.

Maternidade Cor-de-Rosa ou Azul Celeste, não existe. É o mesmo que felicidade plena e infinita. É utopia gente. Vamos ser realistas, vamos ser de verdade, vamos SER HUMANOS.

Pronto. Passou. Agora, só na Terça Insana que vem.
A intenção não foi ser grossa, foi ser enfática. =)

18 comentários:

  1. Bru!!!
    Amei a ideia da terca insana!!! Concordo ctg em muitas coisas ai!!! Tb tive que dar Nan como complemento, pq nao tinha leite suficiente para 3 bbs!!! E mesmo assim amamentei ate 8 meses e meio. Qto a cesarea, sou mais favoravel ao parto normal -ate pq a minha recuperacao da cesarea foi horrivel - e acho q quem escokhe a hora de nascer sao Os bbs. Caso a opcao seja cesarea, acho q se dwve esperar o BB dar "sinais" que esta na hora de nascer e nao marcar data, com antecedencia, para o parto!!! Essa e a minha opiniao, que sei ser contraria a de muita gente!!! Bjs querida!! Quero ver qual sera o assunto da proxima terca!
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maricota! Também não sou a favor da cesária marcada. E concordo, minha recuperação da cesária foi péssima..

      Excluir
  2. Concordei muito Bru!! Entendi que não és a favor a cesária marcada nem da "não amamentação" por frescura... achei muito bom teu post!!! é isso mesmo, acho que as mães deveriam ser mais realistas e menos fantasiosas!!!

    parabens!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Concordo Bru, tem dias que até os bebes mais calminhos estão furiosos e mega chatos super normal heheheh Quanto ao LA sei de gente que simplesmente não estava afim de amamentar pra não ter que acordar muito de noite e enfiava goela abaixo o LA pra criança dormir mais um pouco ¬¬
    Sem duvida melhor pro bebe é o peito,na falta dele paciencia vai o LA, ou no teu caso dois bebes é impossivel só peito,mas tem muita gente preguiçosa sim e sem paciencia de dar peito pq alguns bebes demoram pra mamar... Vai de cada um cada cabeça uma sentença :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, legal teu post de hj e concordo em genero, numero e grau... Mães são mtas vezes cruéis com outras maes... Mas nunca liguei pra nada disso... A gente sempre faz o melhor por nossos filhos e erramos sempre querendo acertar.

    O leite materno é maravilhoso sim, me esforcei mto pra amamentar a C. Foram 72 dias tirando leite e armazenando pra ela enfim poder mamar... Mamou até os 6 meses apenas e ainda tomava complemento, mas nao me arrependo um dia q fosse de ir até o CPAE tirar leite...

    Quanto ao parto sempre fui vista com olhos arregalados pelas pessoas pois sempre defendi a cesareana, afinal nesse tipo de parto quem corre risco é a mae e nao o bb. Se ouvem verdadeiras barbaridades com parto normal (e presenciei uma lá no moinhos)...

    E quanto a funchicorea hahahaha eu ainda uso com a C. Quando vamos pra porto alegre é a unica coisa q deixa ela kieta na cadeirinha hahahahahaha.

    Realmente as pessoas querem fazer da maternindade uma receita a ser seguida, mas a meu ver nada mais bonito q seguir seu caminho do seu jeito, errando, acertando e vivendo...

    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Gostei amiga do tema.... ontem a noite estava em uma festa de aniversário, e em uma roda de mães, começaram a me perguntar sobre amamentação... se eu tinha amamentando por quanto tempo? Quando comecei a dar LA? e imagina ai o susto que levaram quando eu disse que amamentei eles no peito ate 3 meses e meio exclusivo, e depois introduzir o LA!!! Ficaram espantadas... Simplesmente eu disse que eu tinha duas opções, ou eu dava o peito e não conseguia cuidar deles, ou eu cuidava deles e dava LA, pois não tinha ninguém pra me ajudar, meu esposo trabalhando, eu tocando madrugadas a dentro, teve uma hora que eu tava magra demais, dormindo sentada... E ai quem ia dar peito dormindo, e cafe da manha, almoço, janta quem ia fazer... e na hora do banho eu ia deixa-los capotar na banheira? Só porque tinha que dar somente o peito... então foi por sobrevivência mesmo! Não tenho consciência pesada, sei que fiz o melhor, como faço até hoje. Semana passada no meu site contei um pouco da minha rotina, e deixei claro que é possível sim ter uma vida melhor cuidando de dois, aplicando a rotina... Também disse: "Sim, sou uma mãe como qualquer outra. Já chorei, já gritei, disse que não aguentava mais, que era muito pra mim, em fim sou humana e normal" . Então concordo com vc, e sei como é difícil viver tendo outros te julgando o tempo inteiro. Pra mim existe uma maternidade Real.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostei pois acho que tem mães que conseguem ganhar normal e amamentar gostam muito de criticar mas fazer oque se como eu tive que fazer uma cesarea tive que dar LA não iria deixar a pequena com fome... e odeio quem se mete dizendo para trocar o leite dela ohhh chatisse...

    ResponderExcluir
  7. Bruuuuu! adoreiiiii!!!! Ta brincando q vou ter q esperar pra terça q vem mais um desses??? Adorei!!! Nossa, show! Pra ser sincera, eu me sinto meio reprimida mesmo com esses blogs que só apoiam o parto natural... q falam q em várias circunstâncias dá pra ter parto normal, etc... parece q fui uma criminosa em ter tido cesárea.. Aff.. e a amamentação, isso é verdade tbm, eu me cobrava muito por não ter conseguido amamentar por muito tempo e ver tantas mães amamentando bem seus filhos... agora ta caindo a ficha, e eu concordo com o q vc disse.. se não deu, nao deu, fazer o quê! tem vários tipos de maes e vários tipos de filhos...

    ResponderExcluir
  8. Bah Bruna sem palavras, só poço te dizer que é uma pena não ter achado teu blog antes, quando eu precisava muito mais destas palavras, aliás sábias palavras amiga! Parabéns e obrigado,pois você e Angi são as voz do dos nossos traduzidas em palavras! Beijossss

    ResponderExcluir
  9. oi Bru, me identifiquei pq sempre critiquei quem fazia cesária e quem dava LA, até que tive que fazer cesária.... eu amamento mas me questiono se preciso ou não complementar a mamada.... sempre pensei que LA era pq não amamentava, só depois q descobri que era pq precisava....
    uma coisa é certa, o melhor é o que a mãe acha o melhor

    ResponderExcluir
  10. Tenho certeza que acalmou muitos corações por aí, inclusive o meu!Bru!
    Fui muito cobrada!!!! Não paravam de echer meus ouvidos... Me sentia pessíma! Fiz de tudo... fiz o que pude... amamentei até eles não quererem mais, a Jú 3M o Lucas 8M,. Realmente gêmeos o burraco é mais embaixo, mas a sociedade não quer nem saber, cai matando... sem querer saber o porque!
    TERÇA FEIRA INSANA! Ameeeei! bjão

    ResponderExcluir
  11. Adorei Bruna, porque as pessoas acham porque queria muito ter filhos não pode se cansar nunca, viver sempre sorrindo, ser mulher de ferro sem direito de ter minhas vontades como qualquer ser humano. Dá vontade de pegar este texto e carregar na testa para alguns lerem (rsrs). Bjs nestes dois lindos aí!

    ResponderExcluir
  12. Vou aproveitar para confessar que aquele papo anti cesária e pró parto natural me irrita, não me sinto menos mãe por ter feito cesária, e não acho parto natural um ato de amor. Acho arriscado parto normal para gêmeos, e não aguentava mais ouvir falar que era possível pq o da Fernanda Lima foi normal. A Fernanda Lima não teve bebês com 32 semanas, não passou por 23 dias de UTI NEO e nem quase morreu depois por complicações. Tomei 6 dias de diurético para perder o edema que me impedia de respirar, meu leite quase secou e nunca mais voltou. Eu estimulei sim. Tentei e muito. Fiquei mal, bem mal, queria ter amamentado mais. Mas vou dizer que aqui ninguem me cobrou pq viram tudo o que eu passei. Mas imagino que não é assim com todo mundo. E não me sinto menos mãe por isso, sempre dei LA com muito amor.

    ResponderExcluir
  13. Bru!!!

    Adorei esse post! Não sou mãe ainda, mas adoro o tema aleitamento materno, parto natural, vínculo mãe-bebê... Defendo ferrenhamente os benefícios do Aleitamento materno exclusivo até os seis meses, o parto natural, o direito à licença-maternidade, entre outras bandeiras, porque acredito que na maioria das vezes é o melhor para mãe e bebê. Mas a maioria não é SEMPRE. Cada um sabe onde aperta o seu calo e deve debater com sua família, seu companheiro, seu médico, e, principalmente, entrar em um acordo com o seu BEBÊ, sobre o que é melhor. O profissional de saúde, os amigos, a família, tem q estar ao lado para orientar e apoiar, nunca para decidir pela mãe.

    Lembro bem até hj, do nosso primeiro encontro "pessoalmente", num encontrinho SempreNoiva no Z Café, na primeira vez que tu saiu e deixou os guris em casa. Nesse encontro, no meio de uma conversa, eu disse que, para uma mãe de gêmeos, eu achava muito difícil, pra não dizer impossível, voltar a trabalhar depois de uma licença de 4 meses e seguir amamentando exclusivo até os 6 meses.
    Os xiitas do AM me chamariam de desserviço pra baixo, mas mantenho minha opinião. E cada vez mais, na minha experiência, vejo q é mais eficaz apoiar uma mãe a ter um aleitamento materno complementado, do que tentar fazê-la manter um exclusivo a todo pano e esgotá-la física e mentalmente!

    Bjs

    Tita

    ResponderExcluir
  14. Ola!otimo seu post!
    mae que ama faz de tudo por seu filho msmo! e dai se é cesarea? nao nasceu? e dai se toma leite artificial? ta vivinho e com saude!aq meus filhos tomam LA ate porq nao tenho muito leite e ja me indicaram desde a saida da maternidade.La mesmo os bbs recebem LA na falta do leite materno!mães nao deveriam nunca espezinhar outras mães por essas questões por saberem q tudo é valido desde que não esteja prejudicando.Muitas vezes o que para mim julgo ser incorreto pode ser a salvaçao de uma ou mais vidas!Antes de julgar o ato conheça o contexto do ato!

    ResponderExcluir
  15. Bru, adorei o post e como disse a Pam, que pena ter que esperar até terça que vem... Olha eu sempre fui a favor do parto normal e do aleitamento materno, até pq minha profissão ensina e prega mto isso... Mas se não tem condições, por N motivos, não deixamos de ser boas mães por isso e mto menos de amar nossos filhos... Os meus são super saudáveis, sempre foram... E conheço mães que amamentam por pura obrigação, por medo do preconceito da sociedade, não faz por prazer... Pra que? não é mesmo!! Eu amamentei exclusivo apenas no primeiro mês e os meninos engordaram só 400g... Como pode isso? Ia continuar madrugadas a fora ouvindo dois bbs chorando de fome, porque fulano acha que eu vou ser menos mãe por não amamentar... Ah vá, me poupe né... Adorei tudo o que escreveu e assino embaixo..

    ResponderExcluir
  16. Curti muito o desabafo. A Vallentina está com 9 meses, ainda mama no peito, bem pouco mas mama, no entanto, desde o 1º mês de vida dei LA pra ela, principalmente a para que ela, e não vou ser hipócrita, eu dormisse melhor. Cabe a cada mãe ter a noção do que é melhor para seu bebê, claro, me refiro aqui a mães de verdade, não a algumas mulheres que parece que não nasceram com esse dom! APOIADO Bru!

    ResponderExcluir
  17. Ah, quem fui eu MI Rosa Silva que escrevi o comentárioa acima

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)