Buscar

Seguidores

Visitas



40 Semanas?!

Muita gente me pergunta por que nós, grávidas, contamos a gestação em semanas. Cada semana o nosso pequenino ganha uma nova característica, desenvolve alguma outra particularidade.. Então segue abaixo uma explicação simples e boa de entender:


Por que contar a gravidez em semanas? 

Você sempre soube que um bebê fica nove meses na barriga, e a mamãe com essa história de semanas... Fazemos isso porque é assim que o médico vai contar a sua gravidez também. 

Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas. Mas 40 semanas a partir de quando? Como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o 
encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação

É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de 40 semanas. Como a 
ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez dura 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado. 

Só que a contagem oficial, dos médicos, começa antes mesmo de você engravidar. É esquisito, mas é assim que o padrão foi estabelecido. 

E quando a pessoa não sabe a data da última menstruação? 

Isso acontece com muita gente, principalmente com quem tem ciclos irregulares. Nesse caso, a solução é fazer um ultrassom, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa ideia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou. 

É importante saber que as medidas da ultrassonografia são mais precisas quanto mais cedo o exame for feito. Nas primeiras semanas (até a 12a), todos os bebês têm tamanhos muito parecidos entre si. Com o ultrassom, o médico dará a você uma data prevista para o parto. 

A partir daí, a cada novo ultrassom que você fizer, pode aparecer uma data prevista para o parto diferente. Lembre-se que a mais confiável sempre será a que você obteve primeiro. A partir de 13 semanas, as diferenças genéticas fazem com que os bebês cresçam em ritmos diferentes. É por isso que uns nascem com 4 kg e outros com 2,5 kg, com o mesmo número de semanas (e perfeitamente normais). 
Dica: Se você não sabe a data da última menstruação (também chamada de DUM), e só sabe a data prevista para o parto pelo ultrassom, volte 40 semanas a partir desse dia no calendário para conseguir uma DUM "artificial". Ela pode ser útil na hora de fazer exames, por exemplo, quando o laboratório pede essa informação.


3 Beijos,


Bru + 2.

2 comentários:

  1. Muito bom falar disso amiga! Confesso que ainda faço parte do grupo que preferem que as amigas me situem em meses... o cálculo em semanas ainda é muito abstrato pra mim hahahah.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bubu! Já que está falando em semanas, amanhã tu deve estar completando 16 semanas né?
    Então, dá um jeito de colocar a foto da barrigona hein? hehehe
    Beijos triplos

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)