Buscar

Seguidores

Visitas



O Sono e a Gravidez

Li esse texto no site da revista Crescer e me identifiquei muito, porque sinto muuuito sono e quando durmo, acordo diversas vezes durante a noite... Seja pra ir ao banheiro ou simplesmente acordar, virar na cama e dormir de novo, coisas que nunca aconteciam antes! Aproveite:

Você está grávida e não consegue dormir bem como antes? Não se preocupe. Segundo um estudo realizado na Universidade de Paris, na França, a queda na qualidade do sono de muitas mulheres grávidas ocorre devido às mudanças hormonais e ao aumento da barriga, principalmente no fim da gestação. 
No primeiro trimestre da gravidez, a alteração hormonal aumenta cerca de 50% do volume do sangue no corpo da mulher. Isso gera um esforço maior para bombear o coração, levando embora as tranqüilas e boas horas de sono. A situação, porém, não é regra. Há mulheres que sentem mais sono no primeiro trimestre, porque há um aumento do progesterona, hormônio responsável pela sonolência. 

Já, no segundo trimestre, o sono tende a se regularizar porque os hormônios se estabilizam, e nos últimos três meses o que atrapalha o descanso é a falta de posição para dormir. 

Para a pesquisa, os estudiosos reuniram gestantes entre 15 e 39 anos, durante quatro semanas, para responder a um questionário diariamente sobre a quantidade e a qualidade do sono durante cada noite. Os resultados apontaram que o primeiro trimestre, mesmo com a redução do tempo de sono, ainda é o mais tranqüilo. As grávidas com três meses dormiam em torno de 13 minutos mais rápido do que as mulheres que estavam no terceiro trimestre. Normalmente, a qualidade do sono pode cair de 8 horas para 4 horas até o fim da gravidez. 

”No começo da gravidez, a mulher não consegue dormir porque sente muito enjôo e ansiedade. E aquelas que já estão no terceiro trimestre não arrumam a posição certa para descansar durante a noite toda. Isso contribui para a baixa qualidade do sono", diz Eduardo Zlotnik, ginecologista do Hospital Albert Einstein (SP). O especialista ressalta também que um dos fatores para a perda da qualidade de sono da gestante é a preocupação de ter uma criança na barriga. 


Fonte: Revista Crescer

Um comentário:

  1. eu tenho uma bebê de 4 meses e também perdia um pouco o sono durante toda a gravidez... quando acordava a primeira coisa que pensava é :"estou grávida"
    rsrsrsrrs

    Parabéns pela gravidez e que seus bebês venham com MUITA SAUDE, alegrando a casa!!!

    Kathleen

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)