Buscar

Seguidores

Visitas



Não é FAVOR. É LEI!

Engraçado, é começar a falar sobre este assunto com alguém que todos têm uma história pra contar. Mas o nada engraçado disso, é que 99% das histórias são uma espécie de reclamação. Não falo somente em nome de nós gestantes, mas em nome de todos que têm prioridade em assentos (ônibus, trem, metrô) e também nas filas ditas preferenciais.


Segue:

"» RESOLUÇÃO Nº 2.878 CMN/BANCO CENTRAL, DE 26 DE JULHO DE 2001.

Dispõe sobre procedimentos a serem observados  pelas    instituições financeiras e demais  instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central  do Brasil  na contratação de  operações  e  na  prestação de serviços aos clientes e ao público em geral.  

Art. 9.  As  instituições referidas no Art. 1.  devem estabelecer em suas dependências  alternativas técnicas, físicas  ou  especiais que garantam:  

I -  atendimento prioritário para pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida , temporária  ou  definitiva, idosos, com idade igual ou superior a sessenta e cinco  anos, gestantes , lactantes e pessoas acompanhadas por criança de colo, mediante:

a) garantia de lugar privilegiado em filas; 
b) distribuição de senhas com numeração adequada ao  atendimento preferencial;  
c) guichê de caixa para atendimento exclusivo; ou  
d) implantação de outro serviço de atendimento personalizado"


Eu estou grávida de 4 meses e minha barriga é notável faz tempo, esses dias fui numa lotérica na Zona Sul de POA onde passo a maior parte do meu dia. Essa lotérica tem apenas 2 caixas e fica num shopping. A fila era imensa e um dos caixas é "preferencial", e foi pra este que me dirigi. Cheguei ali e tinha um senhor fazendo alguns milhares de jogos pra Mega Sena e logo após eu seria atendida. Não fiquei surpresa ao ver várias pessoas indignadas e cochichando umas com as outras na fila e me olhando. Não dei bola, eu estou no meu direito e também sei o quanto é ruim ficar em pé numa fila, sempre que fico numa muito tempo acabo passando mal, mas voltando ao assunto... Nisso, a atendente me olha e diz "Moça, é fila única", logo respondi: "Pro caixa preferencial?!" E ela "sim"... Na mesma hora o rapaz que estava sendo atendido no caixa ao lado apontou à placa de prioritário que estava afixada no vidro e disse: "Mas olha aqui oh" Eu só concordei e disse: "Moça, esse caixa que tu está atendendo é preferencial, não sabia?!" Ela logo fez uma cara de que não era com ela e logo depois me atendeu. Durante essa discussão, vi todo pessoal que tava na fila feliz da vida achando que eu ia ter que ir lá pro final... Quando estava sendo atendida por ela fiz questão de colocar a mão na minha barriga, e encarar toda aquela gente.


Tá a história foi comprida, eu sei, mas falei isso mais para que todas as gestantes que lêem esse blog, façam valer seus direitos! É LEI. Está na Constituição Federal. NÃO É FAVOR, É LEI.


3 Beijos,


Bru + 2.

Um comentário:

  1. Esse nosso país é uma piada mesmo.. E as pessoas mais ainda. Isso nem me espanta, mas indigna..

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)