Buscar

Seguidores

Visitas



Gestação Gemelar

Existem alguns aspectos que são imprevisíveis. Você não pode prever o sexo de seu filho. Você também não pode prever a cor de seu cabelo. Essa é uma das grandes coisas sobre o parto . O não saber é um elemento que muita gente não gosta. Você começa a gravidez sabendo que você vai ter um bebê em cerca de nove meses.



Chama-se gêmeos (português brasileiro) ou gémeos (português europeu) a dois ou mais irmãos que nascem de uma mesma gestação da mãe, podendo ser idênticos ou não. Por extensão, as crianças nascidas de partos triplos, quádruplos ou mais também são chamados de gêmeos/gémeos. Apesar de não haver uma estatística precisa, estima-se que uma em cada 85 gravidezas é gemelar. Existem duas maneiras de nascerem irmãos gêmeos.

Gêmeos bivitelinos

Os gêmeos bivitelinos são dizigóticos ou multivitelinos, ou seja, são formados a partir de dois óvulos. Nesse caso são produzidos dois ovócitos II e os dois são fecundados, formando assim, dois embriões. Quase sempre são formados em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico. Os gêmeos fraternos não se assemelham muito entre si, podem ter, ou não, o mesmo fator sanguíneo e podem ser do mesmo sexo ou não. Também são conhecidos como gêmeos diferentes. Na verdade são dois irmãos comuns que tiveram gestação coincidente. Representam 66% de todas as gestações gemelares, e neste tipo de gestação, um terço tem sexos diferentes, enquanto dois terços o mesmo sexo. Um em cada um milhão de gêmeos deste tipo têm cores diferentes, mesmo sendo do mesmo pai. É possível gêmeos fraternos terem pais completamente diferentes.


Irmãos nascidos da mesma gravidez e desenvolvidos a partir de dois óvulos que foram liberados do ovário simultaneamente e fertilizados na mesma relação sexual, porém podem ser concebidos de cópulas distintas, mas daquela mesma ovulação dupla. Podem ter ou não o mesmo sexo, se diferenciam tanto fisicamente como em sua constituição genética e possuem duas placentas e duas membranas independentes e bem diferenciadas. A freqüência dos gêmeos dizigóticos varia de acordo com a origem étnica (máxima incidência na raça negra, mínima na asiática e intermediária na branca), a idade materna (máxima quando a mãe tem de 35 a 39 anos) e a genética, com uma maior incidência da linha genética materna que da paterna, ainda que os pais possam transmitir a predisposição à dupla ovulação à suas filhas. Em geral, a proporção global é de dois terços de gêmeos dizigóticos para um de monozigóticos (ou seja, os gêmeos idênticos).


Gêmeos idênticos


Quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide em duas culturas de células completas, dá origem aos gêmeos idênticos, ou monozigóticos, ou univitelinos. Sempre possuem o mesmo sexo. Os gêmeos idênticos têm o mesmo genoma, e são clones um do outro. Apenas um terço das gestações são de gêmeos univitelinos.


Ocorrem devido a uma separação irregular ainda não explicada pela ciência, quando o óvulo após a fecundação, geralmente entre o primeiro e o décimo quarto dia,ainda em estágio de mórula, sucede-se a divisão, gerando dois blastocistos que são implantados no endométrio.

A gestação é difícil pelo fato de apenas 10% a 15% dos gêmeos idênticos terem placentas diferentes, geralmente possuem a mesma placenta.


Se você achar que você está indo para ter uma gravidez gemelar, há alguma preparação que você deve fazer. Primeiro de tudo, você estará com duas crianças crescendo dentro de você em vez de uma. Isso significa que seu corpo vai precisar trabalhar mais para sustentar esses bebês. Uma boa coisa a fazer é olhar para a nutrição. Você deve se certificar que você está comendo direito a alimentos e tomar as vitaminas certas.

Fonte: Gestante Online

3 beijos,

Bru

2 comentários:

  1. Olá, conheci seu site agora e estou adorando! Estou grávida de gêmeos e os médicos não me confirmam se serão idênticos ou não.
    Será se vc sabe me responder?
    Tenho uma placenta e dois sacos aminióticos.
    Parabéns pelos filhos lindos!
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Geralmente, se tu tens duas placentas, é pq são bivitelinos. Mas tendo dois sacos aminióticos, já fiquei com uma pulga atrás da orelha.

    Mas tudo indica que são bi! =D

    Beijos e obrigada por visitar! Te espero mais vezes!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário! :)